-
Arquitetos: Plan Architect
- Ano: 2022
-
Fotografias:Panoramic Studio
-
Fabricantes: American Standard, TOA, Thaisoung, WILLY
Descrição enviada pela equipe de projeto. O antigo escritório regional do Banco da Tailândia, construído na era moderna, está no centro da cidade de Khonkaen, rodeado por escolas, mercados, áreas comunitárias e residenciais. O volume apresenta características únicas, com uma cobertura de laje nervurada em balanço com módulos claramente visíveis. A estrutura existente consistia em um espaço para escritórios, residência dos funcionários e departamento bancário destruído. Depois que o banco se mudou para o novo local, este volume foi destinado a transformar sua função. A renovação tem como objetivo convertê-lo no Museu do Tesouro de Khonkaen que consiste em um espaço de galeria, pavilhão multiuso, parque público e escritório que poderá apoiar muitas atividades. O projeto mantém a característica única da era moderna, ajustando alguns elementos para torná-lo adequado para a nova função.
No primeiro nível do volume principal as paredes opacas altas, que eram necessárias para fins de segurança relacionadas à função anterior, foram removidas permitindo que mais luz natural entre no espaço atendendo à área comum e à função da biblioteca, além de fornecer uma conexão visual entre interior e o exterior. Enquanto isso, no segundo nível, o antigo jardim no telhado no meio do volume foi transformado na principal sala de exposições com uma nova cobertura acima dele. O grande novo elemento ainda permite que a luz natural indireta penetre no volume e cria uma conexão visual entre o espaço de pé-direito duplo e o primeiro nível.
O museu está localizado no segundo nível ao redor da sala principal. O elemento de barras de aço que foi usado para fins de segurança é parte do volume existente, assim como o aço curvo. Ambos são reutilizados neste projeto em muitos lugares, como na sala principal, cobrindo o novo elevador ou até mesmo no teto da área de desembarque no escritório. A nova galeria costumava ser a residência dos funcionários. A pequena casa renovada expôs a estrutura para mostrar suas características encantadoras, tornando-se um café no primeiro nível e uma galeria no segundo. Aletas verticais criam uma forma conceitual para expressar o efeito flutuante da intenção do arquiteto anterior.
O pavilhão multiuso tem uma estrutura de telhado em balanço marcante e está localizado ao lado do estacionamento. O novo projeto tem como objetivo transformar a área de estacionamento em um parque público combinando novas funções e paisagismo. O conceito de tear em conjunto com o "Pha-Khao-Mah" (malha aleatória com tecido de padrão colorido, o famoso tecido local) foi escolhido como o principal conceito no trabalho paisagístico com a intenção de conectar a arquitetura e as pessoas, trazendo a paisagem dinâmica animada que cria novos efeitos com uma nova perspectiva de horizonte. Este projeto usa as características locais junto com o charmoso personagem moderno para criar espaços para uso público, não apenas revivendo o volume, mas também ganhando valor histórico, ao mesmo tempo em que fornece um lugar útil e versátil para muitas novas atividades na cidade.