-
Arquitetos: Studio Miti
- Área: 550 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:SpaceShift Studio
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. No contexto rural, nos subúrbios de Bangkok, Tailândia, esta casa está localizada de frente para o rio. Ela foi projetada para uma família extensa que vive em conjunto: avó, irmã, irmão e sua família. Portanto, a principal condição do projeto é uma hierarquia espacial em níveis diferentes para que as áreas privadas e públicas sejam devidamente separadas. Enquanto isso, esses níveis geraram um espaço comum para todos elas, sobrepondo-se ao espaço.
Projetou-se uma planta em formato de "U" voltada para o lado aberto ao norte a fim de sombrear o volume, utilizando a sombra para camuflar o espaço interno mais privado. O grau de inclinação dos telhados é irregular devido à captura da luz natural para criar uma atmosfera quente em diferentes momentos seguindo a órbita solar.
Além do projeto, a tectônica foi uma questão primordial. O esforço do arquiteto simplifica o choque de materiais: madeira e parede de alvenaria tradicional. Os materiais simbolizam a ideia principal da construção. O reboco de areia se tornou o símbolo do trabalho tectônico tradicional junto com a técnica da madeira através de uma parede de madeira maciça e semi sólida que permite a ventilação e protege da luz solar. A arquitetura foi tecnicamente criada com luz, como uma acrobata da sombra, e configurada por artesãos, como carpinteiros e pedreiros, que trabalharam em conjunto com o arquiteto e o proprietário para criar essa peça única.