-
Arquitetos: Alarcia Ferrer Arquitectura
- Área: 36 m²
- Ano: 2023
-
Fotografías:Javier Agustín Rojas
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desenvolvimento do projeto Arquipélago - Casas Assinadas, que contempla a construção de doze casas projetadas por doze estúdios de arquitetura, inclui também a construção de um pequeno pavilhão na floresta da Estância La Paz.
Dada a necessidade de criar um espaço expositivo para a venda e promoção das casas assinadas, foi criado um espaço de condições neutras para servir de local de apresentação de modelos e projetos do desenvolvimento emergente dos projetos que oferecem novas formas de viver em La Paz. As qualidades flexíveis do espaço também permitem a possibilidade de novos usos no futuro.
Sua localização estratégica responde à passagem entre o centro histórico da Estância La Paz, agora transformada em hotel, bar de campo de golfe e um passeio panorâmico ao redor de um lago.
As condições do local determinaram um volume com três entradas ou aberturas que funcionam como circulações hierárquicas em vez de uma fachada principal, que dá origem à sua geometria triangular.
A principal característica do espaço é a possibilidade de abri-lo ou fechá-lo completamente, graças a uma série de três portas deslizantes de nove metros que o conectam ou separam da paisagem circundante, reconfigurando o ambiente imediato conforme as necessidades do momento.
Ocasionalmente, o local funciona como um pequeno espaço oculto e anônimo. Em outros momentos, suas superfícies deslizantes se movem e se encaixam entre as árvores, convidando a atravessá-las em todas as direções, permitindo a passagem do visual e a integração com o ambiente.
As caixas de vidro ficam escondidas atrás das persianas quando estão abertas ou realçam o ambiente imediato através do reflexo quando estão fechadas. Sua qualidade de objetos na paisagem, como pontos de referência e ordem de lugar, remete as esculturas de Richard Serra em "Sight Point" (1975) ou "Spiral Jetty" (1970
Por fim, a estrutura lógica da construção a seco com tubos de metal pintados de preto oferece a velocidade necessária para um processo de construção eficiente. Além disso, a predominância do revestimento de madeira queimada confere ao edifício uma cor, textura e expressão distintas que se integram perfeitamente na natureza circundante.
Os pisos internos são em pedra e a marcenaria finamente trabalhada é destinada a abrigar as maquetes dos projetos das casas. Esta situação só é apreciada quando o espaço permanece aberto.