-
Arquitetos: Stemmer Rodrigues Arquitetura
- Área: 201 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Lucas Frank
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa completamente térrea, aconchegante, que trouxesse sensação de bem-estar e calmaria para aproveitar os finais de semanas: esses foram os pedidos do proprietário para o projeto de uma casa de 201m², localizada em Xangri-lá, cidade próxima a Porto Alegre, para o escritório de arquitetura Stemmer Rodrigues. Além disso, equipe tinha o desafio de executar o projeto em apenas seis meses e intervir o mínimo possível no terreno e manter cem por cento das grandes árvores já existentes no terreno.
Para realizar este cronograma em tão pouco tempo, foram utilizadas técnicas construtivas especiais, como a concretagem do piso e contrapiso na fase inicial da obra em uma única etapa, alvenarias estruturais sobre as quais foi apoiado a laje de concreto aparente, dispensando a utilização de forros de gesso.
A casa está localizada em uma esquina – o que acaba gerando um certo grau de dificuldade na obra -, por isso, seu layout parte de uma linha sinuosa, executada através de um painel de madeira, que separa a área social da área íntima. Dois grandes planos horizontais de concreto finalizam o conceito minimalista e contemporâneo, enquanto outros dois grandes planos de vidro, que se abrem completamente, garantem a integração com a área externa, enquanto brises foram adicionados para garantir a privacidade dos moradores.
O concreto, material amplamente utilizado, tanto na estrutura quanto na laje aparente, que se estende por toda a residência, tem estampado folhas de Guaimbê –planta nativa brasileira muito utilizada na decoração. A madeira também foi outro elemento abundantemente usado no projeto, como nos brises e nos painéis. Estes últimos, além de garantir a privacidade, ajudam na sensação de bem-estar, aconchego e tranquilidade, quebrando a frieza do vidro.
O projeto utiliza técnicas sustentáveis, como se aproveitar da presença de ventilação cruzada, minimizando a utilização de sistemas de condicionamento térmico e de iluminação.
A iluminação é predominantemente indireta, valorizando a arquitetura e criando uma dramaticidade nos ambientes. Pendentes pontuais fornecem uma luz de trabalho na área da cozinha e jantar. A bancada de concreto e madeira possui uma iluminação própria, criando um efeito de luz e sombra que realça a textura do concreto.