-
Arquitetos: AANGAN Architects
- Área: 1450 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Pratikruti09
-
Fabricantes: Astral Pipes, Donato, Futura Lights, Grohe, MITSUBISHI HEAVY INDUSTRIES, Norysis, Palazzo Functionality, Radhe Krishna Bricks IND, Ultratech, Yale Lock
Descrição enviada pela equipe de projeto. Chitrakut - An Extended Family Cluster- Faliyu é um projeto arquitetônico notável que procura honrar e celebrar o modo de vida tradicional indiano no âmbito de um conjunto habitacional tradicional (faliyu). O projeto para a família extensa é composto por seis unidades individuais para acomodar seis núcleos familiares, com otlas (varandas) tradicionais e um espaço aberto central (chogan).
As varandas contíguas com balanços e o espaço aberto central funcionam como extensões perfeitas do estilo de vida ao ar livre dos residentes. Estes elementos não só permitem uma transição natural entre o interior e o exterior, como também promovem um sentimento de ligação e unidade entre os habitantes. Servindo como componentes práticos e estéticos, as pérgulas proporcionam sombra às amplas varandas, ligando visualmente as casas independentes. O aglomerado é composto por dois pares de unidades gêmeas e duas unidades separadas. Cada unidade tem a sua própria identidade única, ao mesmo tempo que está interligada com os espaços compartilhados. Estes espaços são concebidos de forma que cada unidade tenha a sua própria privacidade e esteja, ao mesmo tempo, ligada aos espaços compartilhados.
O principal objetivo da concepção da paisagem é criar uma mistura harmoniosa entre as estruturas construídas e os espaços abertos circundantes e diluir as fronteiras entre o ambiente natural e o construído. Cada uma das seis unidades foi meticulosamente planejada para ficar de frente para a área central do jardim, reforçando o sentido de comunidade e de união. Além disso, o projeto das duas unidades adicionais leva em conta a presença das árvores existentes, especialmente a Bale (Bilipatra), uma árvore sagrada para os clientes. Estas considerações cuidadosas garantem que a arquitetura se integre perfeitamente na paisagem natural circundante.
Para facilitar a interação e a conectividade entre os residentes, varandas extensas ligam vários bungalôs. Estes espaços de transição servem como áreas compartilhadas onde os vizinhos podem participar em atividades sociais e continuar a fomentar laços sociais mais fortes com a extensão das famílias e a adição de gerações. O projeto permite uma variação volumétrica e otimiza o espaço disponível, tendo em conta as necessidades específicas de cada unidade. Além disso, a incorporação de um mezanino por cima da área de estacionamento introduz um impressionante pé-direito de 12'-6" nos espaços habitacionais, aumentando a sensação de abertura e grandeza.
A utilização estratégica de tijolos à vista, concreto armado aparente e acabamentos em gesso cartonado confere um atrativo visual e tátil aos espaços interiores. Ao deixar estes materiais expostos, a arquitetura celebra a sua beleza bruta e cria uma experiência sensorial para os residentes. As clarabóias nos quartos e nas áreas de serviço introduzem uma ampla luz natural, melhorando o ambiente geral e reduzindo a dependência da iluminação artificial. Chitrakut é um testemunho da integração bem sucedida de elementos de design tradicionais e contemporâneos, prestando atenção ao patrimônio e ao estilo de vida dos residentes, ao mesmo tempo que incorpora conforto e estética modernos. O projeto redefine a vida familiar num pedaço de terra ancestral e proporciona um conjunto habitacional de última geração, o "faliyu", para manter os valores sociais da família conjunta com a acomodação das necessidades crescentes dos indivíduos. Proporciona um local a que se pode chamar casa e fomenta um sentimento de pertencimento, comunidade e orgulho das tradições indianas.