-
Arquitetos: UNICA Architects
- Área: 785 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Mariela Apollonio
-
Fabricantes: Antonio Lupi, B&B Italia, Boffi, Linvisibile, Living Divani, Minotti, Oikos Venezia, Porro, SALVATORI, Sky-Frame, Talenti Outdoor, Viabizzuno
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na planície italiana de Pianura Padana, no limite urbano de uma pequena cidade do interior voltada para um rio, a Villa Orizzonte se mistura com a paisagem circundante buscando a máxima integração com o meio ambiente, também graças à sua orientação sul e à vista privilegiada para o rio.
A nova casa térrea respeita gentilmente a antiga pegada de uma antiga casa rural demolida de dois pavimentos. A nova casa foi concebida como uma linha extensa em uma paisagem aberta com vista para o rio, de forma que sua presença é percebida principalmente horizontalmente em vez de volumetricamente, e sua pegada se integra ao contexto natural em um poderoso ato de horizontalidade. A cobertura foi concebida como a quinta fachada do edifício e está equipada com uma cuidadosa seleção de painéis solares e claraboias para maximizar o desempenho energético da casa.
A cobertura é o elemento unificador de todos os volumes, projetado com um equilíbrio de cheios e vazios que definem os espaços internos e externos, se misturando com a vegetação, deixando entrar a luz e marcando através dos seus quatro vazios o ritmo do espaço interno. A primeira abertura do telhado configura um átrio na entrada do pátio para a casa, e o segundo vazio fornece privacidade aos quartos, com duas árvores, Acer japonesas. A terceira abertura torna-se um pátio privativo para o quarto principal, funcionando como uma extensão exterior da casa; a quarta, quase como um corte na cobertura, ilumina o corredor por meio de uma claraboia.
O edifício está idealmente dividido em duas caixas funcionais; a primeira é completamente revestida de pedra e abriga as áreas de serviço, a garagem e um pequeno escritório. O segundo volume, mais leve, abriga a cozinha e a sala de estar, os três quartos com banheiro privativo e uma área de jantar cercada por amplas portas de vidro deslizantes que transformam a casa em um terraço aberto para o jardim. Todo o edifício é concebido como uma caixa perfurada na qual as aberturas se tornam pequenos pátios privados. Entrar na casa torna-se um passeio mutável e agradável, onde os volumes se conectam visualmente e os materiais se misturam com a vegetação.
Os espaços internos são projetados para fornecer os mais altos níveis de conforto, privacidade, flexibilidade e fluidez visual. A sugestiva lareira suspensa revestida de mármore caracteriza fortemente a sala de estar e permite uma conexão visual com os quartos e pátios. A varanda externa conecta as áreas comuns da casa, e a água da piscina é um espelho para a fachada, o céu e as árvores. A fluidez é reforçada pelos caixilhos das janelas minimalistas embutidos nas paredes que abrem a casa para o exterior, ofuscando os seus limites com a paisagem. A água é usada como material de construção, resfriando o ambiente e estendendo visualmente as superfícies construídas.
O projeto da Villa Orizzonte é narrado em todas as escalas em uma linguagem arquitetônica homogênea, cada elemento é moldado através da mesma filosofia.