-
Arquitetos: Alexandre Chaguri Arquitetura
- Área: 1200 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Favaro Jr.
-
Fabricantes: Ornare
Descrição enviada pela equipe de projeto. No interior de São Paulo, voltada para uma mata preservada, essa casa de 1200m² foi criada para aproveitar a paisagem e o terreno. A casa La Dinda era o sonho do cliente, que vivenciou cada etapa do projeto e da obra. Ela é térrea e, por isso, foi construída um pouco abaixo do nível do terreno, garantindo privacidade e uma vista surpreendente. Após passar por uma fachada com muita volumetria, o morador já se depara com a vista do living, uma linda paisagem ampla, como um quadro, e se vê acima das copas das árvores.
Os moradores apreciam muito o Uruguai, principalmente a região do Atacama, por isso o ambiente árido e as cores foram referências para toda a casa. A união de materiais naturais como pedra moledo e madeira, foi a paleta usada nos ambientes internos e até nos revestimentos. Sem pavimento superior e com os ambientes todos integrados ela tem formato de U, e cerca a área de lazer que se une à área preservada — que sempre estará lá. A parte social e íntima estão voltadas para esse mesmo espaço.
Dois jardins de inverno dividem os extremos da casa, área de lazer e área íntima. A cozinha tem lâmina de pedra natural polida na bancada com marcenaria em tons de cinza. O efeito monocromático aparece muito nos projetos do escritório. O tom sobre tom é sempre preservado. Na sala de jantar os brises trazem o efeito luz e sombra e a pedra moledo acompanha o ambiente. O rodapé invertido em preto forma uma leve moldura que acompanha toda a casa. O espaço gourmet é composto de uma grande ilha para integrar a família, além de marcenaria em tons de cinza.
A área de lazer foi planejada para oferecer várias possibilidades de ambientes sociais, com uma vista diferente de cada uma. Um pergolado é destaque e foi criado para garantir a união dos dois lados da casa. Além disso, faz o papel de uma grande moldura para a vista do living. A piscina, de borda infinita, tem o revestimento mais escuro e traz harmonia com o deck de madeira envelhecida. Os degraus de acesso à área de lazer parecem suspensos e ganham destaque na iluminação. A casa toda é cercada de estrutura metálica e portas de vidro, garantindo integração e a iluminação adequada para cada espaço.
Na área social interna, um bloco de madeira que se destaca na parede de pedra moledo traz um lavabo amplo e um home theater completo. Sete suítes com closet e dois banheiros cada, completam a área íntima da casa, também com vista para as copas das árvores. As sacadas são cercadas por bancos voltados para a paisagem. Além do ar condicionado central, a casa foi toda pensada para ser sustentável, com energia fotovoltaica e irrigação com água de reuso.