-
Arquitetos: Candida Tabet Arquitetura
- Área: 350 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Raphael Briest
-
Fabricantes: Indusparquet
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio para este apartamento original da década de 1980, de 350 m², foi criar soluções únicas num espaço pré-determinado, aproveitando suas potencialidades e materializando o estilo de vida lúdico de uma jovem família de 4 pessoas: 2 crianças pequenas, uma artista e um banqueiro, todos com interesses diversos e necessidades crescentes.
Uma das prioridades foi conceber um espaço amigável para as crianças, um lar cheio de diversão. Na área social, por exemplo, poucos móveis foram dispostos para possibilitar brincadeiras mais livres e articuladas à varanda, com vistas generosas para o Parque Ibirapuera. Além disso, as áreas de circulação e corredores são amplos e têm os cantos arredondados com painéis de madeira, tornando a volumetria confortável e segura.
O novo sistema de ventilação adotado em todo o apartamento exigiu que alguns pontos estratégicos do teto fossem rebaixados para vedar a tubulação, resultando em volumes pintados de cores vivas para enfatizar e valorizar essas saliências ao invés de tentar escondê-las. Na cozinha, por outro lado, essas tubulações ficaram aparentes e criaram um interessante contraste com aspecto industrial, junto com a bancada de pedra escura que foi pensada para que toda a família se reúna e interaja, incentivando as crianças a observarem os pais e aprenderem a comer com independência.
Com muitas peças de design autoral por Candida Tabet, arandelas de grandes dimensões, feitas com gesso branco, adornam o teto e tornam a iluminação do living mais intimista, enquanto a escultura de luz “Boneco de Neve”, pertencente à “Coleção Astral”, cumpre a função de luminária de piso. A sala de jantar, por sua vez, recebeu o lustre “Stalactites”, criado com vidros reciclados da extinta marca Dominici, e que representa bem a personalidade dos moradores através de suas formas, cores e do processo criativo que ressignifica o descarte. No mesmo ambiente, a mesa “Quadrúpede”, o aparador e a cristaleira entre as portas de correr complementam essa composição de móveis exclusivos.
As obras de arte são uma verdadeira paixão da família e estão por todas as partes, através de quadros, esculturas, bonecos e outras miudezas. No escritório, cercado por estantes e objetos afetivos, uma longa e confortável mesa de ardósia foi projetada para todos os moradores trabalharem e estudarem juntos.
Os desníveis entre os cômodos, característicos da arquitetura original, foram mantidos para aproveitar ao máximo o pé-direito. Com a sustentabilidade em mente, os ambientes investem em matérias-primas nacionais, como folha de madeira cumaru para os pisos e painéis das paredes e pedra ardósia para emoldurar a maioria dos aparadores, cristaleiras, escrivaninhas e o mobiliário dos banheiros. Vários estilos e camadas de tempo convivem de forma harmoniosa e alegre neste lar.