-
Arquitetos: Ricardo Bak Gordon
- Área: 439 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Francisco Nogueira
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no bairro da Lapa, junto ao Museu Nacional de Arte Antiga, esta casa constrói-se num lote estreito e longo, com cerca de 7m x 26m. Originalmente, o lote foi ocupado por um pequeno pavilhão industrial, tendo sido inteiramente removido para dar lugar à nova casa.
A ideia de construir uma casa integrada num quarteirão, onde apenas a fachada se relaciona com a cidade e o seu contexto, é um tema que faz parte da reflexão do atelier Bak Gordon desde sempre.
Como construir uma casa, com a linguagem própria do seu tempo, e que simultaneamente respeite e amplie as virtudes do lugar?
A fachada revela essa preocupação, ao mesmo tempo que deixa ecoar os ambientes internos da própria casa. Seja através do piso térreo e do modo como se desenvolvem as entradas (porta de acesso e portão de garagem) em rotulado de madeira, deixando antever um espaço de intervalo ventilado entre interior e exterior, seja ao nível do piso da sala de refeições com um único vão aberto na fachada, seja ainda com uma espécie de espaço subtraído no piso da sala de estar, onde um pequeno jardim / floreira assegura a transição entre os ambientes interior e exterior.
A casa desenvolve-se ao longo da extensão do lote, maioritariamente em dois volumes que compartilham um pátio comum, acessível a partir de uma loggia fresca, integralmente revestida a azulejo artesanal. Numa espécie de promenade, a casa vai-se revelando em múltiplas direções, seja no plano horizontal entre os espaços mais privados de quartos e escritório, seja no plano vertical através dos espaços sociais, até chegar à cobertura e disfrutar das magnificas panorâmicas sobre o rio Tejo.
A combinação do betão aparente nas fachadas e tetos, bem como o azulejo verde artesanal, os caixilhos em alumínio anodizado ou a madeira termomodificada no alçado principal, conferem uma personalidade matérica à construção e concorrem para a atmosfera do lugar.