-
Arquitetos: RAUM
- Área: 1338 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Charles Bouchaïb
Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo do projeto era duplo: por um lado, foi solicitada uma grande renovação do edifício existente (piscinas, estrutura, todas as paredes e maquinário) e, por outro, a construção de uma nova piscina em extensão para a Abadia.
O estado existente e a necessária economia de recursos impõem uma postura que visa preservar ao máximo a estrutura. Este pensamento fundamentado permitiu que 3 princípios principais emergissem:
- Uma arquitetura contemporânea que integra as diversidades volumétricas da edificação existente,
- A implementação estrutural e de isolamento permite restaurar a coerência do equipamento público, permitindo controlar o desempenho (vedação e isolamento) do novo envoltório,
- Valorização da topografia do terreno, conectando os espaços internos à paisagem e seu horizonte.
A nova piscina se integra na continuidade da existente em um grande volume, mantendo o seu entorno aberto para a paisagem.
Todo o projeto é revestido em madeira enegrecida e novas aberturas são criadas no volume existente a fim de reconectar a piscina com a cidade.
A renovação integral e a ampliação da piscina impuseram a implementação de uma arquitetura proliferante, o que permitiu associar a construção de espaços complementares em coerência com a heterogeneidade inicial. A estrutura existente é encarada de forma objetiva, procurando através da sua transformação oferecer a coerência de uma certa abstração, afirmando o estatuto unitário de novos equipamentos públicos na escala da comunidade.
A exemplo deste trabalho de aceitação e valorização da diversidade dos volumes já construídos, os espaços interiores renovados são unificados pela coerência de um simples tratamento colorimétrico deixando visíveis os diferentes estratos e dispositivos estruturais originais.