-
Arquitetos: Architectare
- Área: 509 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Leonardo Finotti
-
Fabricantes: Ambient Air, Pedra Cor Marmores e Granitos, Sá Martins
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada para um casal de idosos como uma nova casa de veraneio, esta construção tem um programa muito peculiar, formado através da experiencia de vivencias na antiga casa que eles haviam vendido.
Com os filhos adultos já casados e com suas próprias casas de veraneio servindo de base para os encontros familiares, foi pedido que essa casa tivesse um programa bem enxuto, focado na praticidade do uso e da manutenção.
Uma das principais demandas é que a casa funcionasse como um apartamento, onde se fecha uma porta para ir embora e fica tudo seguro lá dentro.
Para isso, optou-se por assentar o volume num pequeno platô, por onde fica a entrada, deixando com que a frente da casa ficasse pendurada no desnível do terreno.
Um grande deck com piscina foi colocado na parte da frente para que, apesar de contida, a construção não perdesse a sua aura de casa.
Para garantir a futura acessibilidade, os quartos de hóspedes foram colocados no segundo pavimento e toda a vida do casal acontece no térreo onde, além das partes sociais e de serviço, encontra-se também a suíte principal.
Inspirado na arquitetura da Provence, o volume rígido de pedra é subvertido internamente pela forma desalinhada do mezanino, que contrabalanceia a altura do pé direito e permite acesso à uma varanda de vidro, projetada para garantir a entrada de luz natural que dá uma sensação de movimento ao espaço durante o dia.