-
Arquitetos: Koki Sugawara Architects
- Área: 84 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Hirota Tatsuya
-
Fabricantes: Hi-Ceramics, MORTEX, NIPPON CHEMITEC, Sangetsu, toolbox
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é um plano de renovação para uma casa na região de Kanto, Japão, que foi herdada pelo cliente. Ele desejava rearranjar o espaço que antes compartilhava com os pais e fazer mudanças na disposição para acomodar a convivência com seus próprios filhos.
Um grande desafio deste projeto foi que a casa existente apresentava dois níveis e uma área total de cerca de 178 metros quadrados, o que era grande demais para uma família nuclear. Embora o cliente desejasse uma renovação completa, o custo aumentaria significativamente devido ao grande volume da casa.
Ao avaliar o espaço necessário com base na composição da família, foi determinado que apenas o primeiro nível seria suficiente. Portanto, o térreo foi mantido como uma área simples e minimamente renovada, com a intenção de ser potencialmente usada no futuro pelos pais, enquanto o segundo nível se tornou o foco principal da renovação. Nele foram feitas considerações não apenas em termos da apropriação horizontal, mas também em termos de seção vertical para garantir um espaço heterogêneo.
Devido à proximidade com as casas vizinhas, o que é comum em áreas urbanas, houve uma limitação na criação de grandes aberturas e espaços externos. Para resolver esse problema, uma parte do telhado foi substituída por vidro, e o uso de portas de correr permitiu um espaço semi-externo que poderia ser aberto para o exterior, criando um ambiente semelhante a um "pátio" ou "varanda" onde se pode experimentar luz e ar natural.
Em termos de acabamentos, foi dada atenção especial ao piso para permitir uma compreensão tátil direta das mudanças espaciais. Diferentes materiais como azulejos, madeira, sisal e FRP (polímero reforçado com fibra) foram selecionados para enfatizar as variações de textura em cada ambiente.