-
Arquitetos: Hello Wood
- Área: 60 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:György Palkó
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura Hello Wood - conhecido por suas cabanas únicas e estruturas em festivais - projetou novamente uma instalação pública. Situado no centro do Factory'ard em Veszprém, Hungria, o Jardim das Comunidades é uma obra de arte que celebra a rica cultura da região. O pavilhão é um monumento simbólico à cooperação dos 116 municípios participantes do programa Veszprém-Balaton 2023 Capital Europeia da Cultura. Não é a primeira vez que a Hello Wood criou uma obra pública que representa uma causa importante: a mais icônica foi a árvore de Natal em forma de trenós que apareceu temporariamente em várias cidades europeias antes de ser desmontada e os trenós doados.
"Para cada município participante do programa VEB2023, projetamos uma caixa de plantio única, com o nome do município claramente exibido ao lado, contendo uma muda. Em Veszprém, que é o local central da Capital Europeia da Cultura 2023, criamos um Jardim das Comunidades, composto por 116 floreiras, que promove os valores eternos da cooperação comunitária." - diz Balázs Szelecsényi, arquiteto do projeto. As floreiras com formas únicas criam um espaço de exposição espetacular, acessível a todos. O contraste entre as formas arquitetônicas geométricas e a vegetação exuberante cria uma atmosfera mágica, atraindo visitantes que podem passear pelo pavilhão e navegar pelos nomes das aldeias ou cidades as quais evocam lembranças particulares.
As mudas de árvores nativas da região, plantadas em caixas, formam um jardim vertical biodiverso que cresce e se fortalece com as estações. O crescimento consistente da vegetação é garantido por um sistema de irrigação automatizado incorporado à instalação. Além disso, a estrutura complexa proporciona à vegetação diferentes condições de sol, vento e chuva, permitindo que as espécies sejam plantadas na posição certa para suas necessidades de água e sol. A importância histórica do local, que abrigou uma das maiores fábricas de móveis da região por cerca de 120 anos, também foi um fator chave no projeto. Este patrimônio histórico é comemorado pelo revestimento das caixas de plantio, que é feito de madeira recuperada de quase 120 anos: as tábuas de lariço do recentemente renovado Palácio Drechsler, em Budapeste. O uso de materiais antigos contribui para a atemporalidade da obra, além da referência histórica.
Após quatro anos, cada uma das floreiras será devolvida ao seu respectivo município, onde as mudas se enraizarão e se transformarão em árvores simbolizando a unidade de 2023. Também dentro do programa EKF 2023, o festival e escola de verão de arquitetura Hello Wood retornará entre 6 e 15 de julho, em um novo local inspirador, a mina de basalto de Zalahaláp.