-
Arquitetos: Arq. Florencia Galindez, MSFS Arquitectos
- Área: 658 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Agustin Menendez
-
Fabricantes: ALUAR ALUMINIOS, Blangino, Domec, FV, PH CONSTRUCCIONES, TECHNOS
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um edifício localizado em um bairro residencial de baixa densidade, por isso, de acordo com a regulamentação, a altura máxima não pode exceder 10,5 metros. Para que essa limitação não afete o resultado espacial da entrada, resolve-se criar um pé-direito duplo na rua Ituzaingo.
Com a proposta, propõe-se manter o caráter de bairro da área, procurando que as unidades maiores tenham pátio de uso exclusivo e em relação direta com a rua. Para isso, uma vez alcançado o primeiro andar, os movimentos verticais e os patamares são reposicionados na parede oeste e, assim, é obtido um sistema de escadas e pátios organizados nessa área, permitindo também que as unidades de canto tenham três frentes expostas à luz e ao sol.
A posição dos pátios e patamares nunca corresponde nos diferentes níveis para garantir que a luz proveniente da rua ou do corredor vizinho os atravesse verticalmente, evitando áreas escuras.
Todos os materiais adotados na obra para espaços comuns e exteriores são visíveis, procurando assim a honestidade construtiva e facilitando a manutenção.