-
Arquitetos: Studiolada
- Área: 836 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Olivier Mathiotte
Descrição enviada pela equipe de projeto. A estrutura do edifício é composta por 9 vãos inseridos a cada 4 metros sobre 20 bases de concreto enterradas a 1,5 metros no solo. O piso é uma enorme laje de concreto que dá flexibilidade para múltiplas atividades.
As atividades esportivas variam do vôlei, basquete, handebol, skate ou bi cross; as atividades culturais podem ser musicais, teatrais ou apresentações de dança. Especialmente nesta comunidade, a tradicional "feira do pato" acontece anualmente; bem como, as atividades comerciais, como mercados de produtos orgânicos, vinho e até mesmo vendas de objetos usados.
A estrutura principal é feita de abeto Douglas laminado com cola. O revestimento e a estrutura de madeira são em pinho preto proveniente de uma floresta comunitária. A cobertura é revestida com placas de policarbonato transparente, que se estendem verticalmente para cobrir a fachada até 3 metros de altura.
Lonas removíveis de tamanho personalizado podem fechar a fachada na parte inferior, até 3 metros de altura. Desta forma, o pavilhão de madeira aberto se torna uma marquise. Janelas de extração e iluminação de segurança permitem que o edifício se torne uma sala de espetáculos fechada.
100 m³ de toras para 33 m³ de tábuas configuram este espaço de 800 m². Com relação aos materiais de construção, o município de Ancy-Dornot forneceu a madeira de florestas municipais localizadas a 1 km do local de construção para as ripas de madeira. A madeira é de pinho preto, raramente utilizada, mas muito disponível. O projeto foi construído com madeiras ultra-locais e coloca em evidência esses elementos.