-
Arquitetos: ZALC Arquitetura
- Área: 182 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:André Mortatti
-
Fabricantes: Alex Rocca, Baltieri, Breton, Docol, Elite Superfícies, Granitorre, Ovo, Selva de Pedras, Tresuno, Wentz Design
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi desenvolvido para um casal apreciador de obras de arte e do estilo modernista/brutalista muito presente no bairro de Higienópolis, onde onde está inserido. Posicionamos os quadros antes mesmo de iniciarmos os estudos de layout, destacando principalmente o Burle Marx e o quadro tríptico, com mais de 3m de largura.
O apartamento era, originalmente, bem setorizado e com muitos cômodos. Optamos por retirar o dormitório de serviços a fim de ampliar não só a área de serviços como principalmente a cozinha, setorizadas por portas de correr em serralheria.
Além disso, foram alteradas a configuração e uso dos dois dormitórios existentes, criando novas possibilidades de fechamento, como por exemplo uma parede curva feita em serralheria e vidro.
O principal desafio neste projeto foi garantir acabamentos limpos e sutis apesar das imperfeições e irregularidades típicos de um apartamento modernista brutalista. O piso em madeira marchetada é original mas havia sido coberto por pintura epóxi. Para conseguirmos manter o piso original incorporado no novo layout, foi necessário a remoção de todo o piso e tratamento do mesmo. As curvas, que se encontram com o granilite não possuem somente efeito estético: foi necessário dar esta solução, porque não havia piso suficiente para toda a área social. Já na suíte master, as curvas foram incorporadas através do painel executado em pedras portuguesas, criando um vínculo com os calçadões no Rio desenhados pelo Burle Marx, um dos artistas favoritos dos moradores. É interessante analisar o contraste das curvas criadas, com o brutalismo pertencente ao concreto que foi evidenciado sempre que possível.
O uso das cores foi bem pontual, principalmente no mobiliário, obras de arte, e em alguns elementos de destaque, como a porta de entrada na suíte master que foi inspirada no Mondrian. As cores estão presentes também no mobiliário e nas obras de arte, sempre evidenciadas através do branco presente nas paredes.