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Arquitetos: SHIBUKAWA EDER Architects
- Área: 17000 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:tschinkersten fotografie, Daniel Hawelka
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Fabricantes: Apleona GmbH, Atmos-Platurn , Bega, ECKO Alukonstruktionen GmbH, ESW Gebäudetechnik GmbH, IPM Schober Fenster GmbH, Klenk & Meder Ges.m.b.H, Kone, MARAZZI, Molto Luce, Peneder Bau-Elemente GmbH, TKSA GmBH, Weizer Parkett, XAL, Zirngast Fenster und Türen GmbH , nora flooring systems GesmbH
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta escola é um edifício simples e distinto com vários terraços voltados para o sul que descem a cada dois andares. Os terraços espaçosos são diretamente conectados às salas de aula e espaços recreativos com grandes janelas. A fachada sul e seus terraços criam um projeto paisagístico junto com a passarela e o playground ao ar livre no térreo. Em contraste, a fachada norte tem janelas menores para evitar o ruído do trem que passa ao longo do lado norte do terreno. Ao organizar os três ginásios paralelos à linha de trem, uma área tranquila e segura para crianças e vizinhos foi criada em torno dos halls de entrada e da passarela no lado sul.
Para integrar a edificação à topografia, a área externa de entrada é dividida em dois níveis principais. O hall de dois andares é transparente e visualmente conectado a essa área de comunicação externa. A entrada no térreo serve para o público acessar o salão multiuso e os ginásios à noite e nos finais de semana. A entrada superior é usada como acesso principal para toda a escola. Duas escadas principais no saguão oferecem conexão vertical. Cafeterias, salas criativas e grandes espaços abertos de aprendizagem estão localizados no centro do prédio, entre os clusters em cada andar, para incentivar a comunicação dentro da edificação.
O campus escolar tem espaço para 1.100 crianças, incluindo jardim de infância, ensino fundamental e médio e escola de música. Ele foi planejado com base no novo modelo “Campus Plus” da cidade de Viena, que visa misturar crianças de várias idades e incluir aquelas com necessidades educacionais especiais em uma espécie de cluster, promovendo a aprendizagem mútua entre elas. Nesse cluster, espaços multiuso de vários tamanhos são criados entre as salas de aula, oferecendo diferentes ambientes onde as crianças podem aprender, comer, brincar e relaxar. Os clusters também são projetados para serem o mais abertos e transparentes possível. As conexões visuais através de muitas janelas ao redor das salas de aula apoiam a comunicação entre as crianças. Os clusters não têm caminhos sem saída. Em torno dos núcleos de banheiros, vestiários e cozinha, as crianças podem correr para encontrar amigos.
A fachada voltada para o sul tem beirais largos e cortinas verdes para combater o superaquecimento no verão; essas são integradas aos corrimãos para criar um espaço tipo varanda entre os ambientes internos e externos onde as crianças podem desfrutar de diferentes atividades.