-
Arquitetos: 7th Hue Architecture Studio
- Área: 325 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Justin Sebastian
-
Fabricantes: Chisel Interiors, KWALKRETE, Prime, Roof Makers, Vine Creepers
“A natureza não é o que você vê da janela ou de uma caixa, é algo com o qual você convive.”
O nome "celidônia" remete à uma planta de flor amarela e compartilha consigo uma vibração tropical que traz luz aos espaços habitáveis. Respeitando o contexto e o clima, a casa representa uma arquitetura coerente e adaptável.
Kerala, na Índia, é conhecida por seu clima tropical e paisagens verdes com chuvas pesadas e verões úmidos durante todo o ano. O uso de tijolos, telhados inclinados e pátios torna as residências adaptáveis ao clima. O tema geral deste espaço é moderno-orgânico, com tons terrosos, nuances de verde e a cor da flor da celidônia compondo a paleta de cores principal dos espaços. Além disso, destaca-se o uso de formas e materiais naturais contrastados com a mistura de linhas modernas e limpas.
A residência possui duas faces orientadas em direções diferentes. As extremidades foram orientadas de acordo com a visibilidade da rodovia utilizando acabamento de concreto fosco e brilhante, com combinações de vidro e madeira, juntamente com uma cobertura de painel sanduíche em 5 tons naturais diferentes dispostos em camadas estratificadas.
O projeto gira em torno da ideia de levar o sol para dentro dos espaços, com um pátio interno e sua claraboia permitindo que a luz penetre também através dos tijolos de vidro no lado leste da edificação. A sensação de proximidade em relação à natureza é produzida pela fusão perfeita de espaços internos e externos. A sala de estar é projetada conectando o espaço a um pátio, fomentando a sensação de estar entre a vegetação.
Os espaços fazem uso de móveis leves e não volumosos, marcando as linhas limpas. Texturas de concreto com acabamentos polidos são aplicadas no teto e piso em contraste com as texturas da madeira natural, conferindo um visual rústico e elegante.
O pátio é projetado para ser o pulmão da casa “respirando ar fresco do lado de fora e deixando sair o ar interno”. Ele é voltado para o leste, para que todo o espaço seja banhado pelo sol quente da manhã filtrado através dos tijolos de vidro.