-
Arquitetos: LVPH Architectes
- Área: 95 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Joël Tettamanti
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada nas alturas do município de Treyvaux, no domínio agrícola dos proprietários. A escolha de posicionar o projeto no centro do terreno foi feita por razões relacionadas à exploração agrícola, ao caráter paisagístico do local e às características do terreno. A entrada é feita por uma passarela ao norte. No primeiro nível, os 2 quartos, o banheiro e a sala técnica (reduzida ao mínimo necessário) são organizados ao redor da entrada, da escada e da lareira.
No andar de cima, a cozinha ocupa o centro, em simetria perfeita, enquanto a sala de estar e a sala de jantar se organizam de acordo com as preferências. Bancos largos estendem este espaço para o exterior. No sul, as 6 janelas deslizam na fachada graças a um sistema de contrapeso, transformando este andar em um belvedere único.
Completamente em madeira, 7 estruturas compõem as fachadas, o piso e o telhado. Essa estrutura repousa sobre 14 pilares de concreto, minimizando ao máximo a área ocupada pela casa e integrando-a à forte inclinação do terreno. A casa é completamente autossuficiente. A água potável vem de uma fonte abaixo da casa. A eletricidade é gerada por 63 painéis fotovoltaicos no telhado. O excesso de energia é armazenado em duas baterias com capacidade de 10 kWh cada. No inverno, a produção é complementada por 12 painéis adicionais instalados no solo.
Durante o restante do ano, essa instalação é movida de acordo com as necessidades da exploração agrícola. A produção de água quente é garantida por um aquecedor de água de bomba de calor que utiliza a energia da instalação solar fotovoltaica. O esgoto é enviado para a fossa da propriedade agrícola abaixo. O aquecimento é fornecido pela única lareira a lenha localizada no centro da casa. No verão, o beiral sul protege contra a radiação direta do sol e as 6 janelas viradas para o sul podem ser totalmente abertas para refrescar o ar durante a noite.