-
Arquitetos: C.M. Chao Architect & Planners
- Área: 2468 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Yi-Hsien Lee, Rex Chu
-
Fabricantes: SHENNG MWUH ENTERPRISE CO., LTD.
Descrição enviada pela equipe de projeto. A base para este projeto é o Mercado de Peixes Gusan, que tem quase 100 anos. Em 1927, era um porto de pesca e um importante centro econômico para o transporte local, testemunhando o momento mais próspero de Hamasen, Taiwan. No entanto, a função econômica do mercado de peixes foi gradualmente substituída pela indústria pesqueira offshore em expansão. Para reviver a antiga glória do Mercado de Peixes de Gushan, a equipe de projeto demoliu os prédios que estavam em risco e melhorou o ambiente circundante, transformando-o no Centro de Exposição e Vendas de Produtos Agrícolas e Pesqueiros de Kaohsiung. A imagem dos barcos e do mar são as características do edifício, e a visão fora da caixa de vidro é uma vista natural do mar.
A base tem 7243,64 metros quadrados e a área do edifício é de 2468,38 metros quadrados. Durante o período de abertura, atraiu mais de 30.000 visitantes em um único dia. Todo o local é dividido em Escritório de Pesca na entrada, Mercado de Peixes de Gushan e a Praça. Dentro do mercado, o espaço é dividido em Estação de Balsa de Gushan e Centro de Exposição e Vendas de Produtos Agrícolas e Pesqueiros de Kaohsiung.
A equipe de projeto recriou especialmente a rota para separar pessoas e veículos. Os ciclistas e motociclistas podem entrar na balsa a partir da sala de espera da estação de balsa original, enquanto outras pessoas podem esperar na nova sala para evitar riscos. Isso atrai compradores de peixes e turistas que visitam o mercado. A chave para renovar edifícios antigos é preservá-los e recriá-los. O projeto utiliza materiais de construção verdes, resistentes ao calor e de longa duração, incluindo tinta impermeável, madeira laminada colada resistente ao vento, vidros duplos, painéis de isolamento, tintas e piso de acabamento monolítico. Durante a renovação, apenas a impermeabilização foi aprimorada, e a estrutura original de tijolos foi mantida, permitindo que as marcas da história sejam vistas por todos.
"Arquitetura transparente e fronteiras esfumaçadas." - A equipe de projeto tentou tornar o edifício "invisível" e esfumaçar suas fronteiras: o mar, a pesca, a luz fluindo, o barco e a paisagem. Ver o mar é desfrutar de um estado de espírito. Por meio do "vidro fundido" e da "parede de vidro duplo jateado", diferentes aparências de luz solar, clima e ângulos de reflexão apresentam estados de espírito. O mar tem cores e faces diferentes todos os dias. O objetivo da renovação é preservar a memória histórica do Mercado de Peixes de Gushan, com isso, equipe de projeto preservou muitos elementos originais e aprimorou, moldou e recriou a beleza arquitetônica sob condições estruturais. Os tijolos de alvenaria no estilo holandês e a conectividade da área comercial circundante são todos acessíveis para o público visitar e explorar, o que revitaliza ainda mais a economia local.
O projeto também enfatiza a proteção ambiental. O edifício de 330 metros de comprimento é recriado com o conceito de caixa transparente. A equipe instalou painéis de isolamento térmico na cobertura, considerando a poluição térmica e a ventilação. O cume do telhado é equipado com janelas, e a seção central do volume possui um design aberto, paredes de vidro duplo para isolamento térmico e vidro jateado para reduzir a transmissão de luz, para que a frente e a parte posterior da edificação possam ser ventiladas e impedir que o calor entre. A área externa é decorada com plantas para fornecer uma experiência visual diversificada e ar fresco. As paredes resistentes ao vento são feitas de madeira laminada colada reciclável.
A base é cercada por uma vista de 270 graus. O conceito de "caixa transparente" é usado para criar uma sensação de luminosidade, e o edifício tem uma aparência diferente durante o dia e a noite. O vidro duplo pode ajudar a economizar energia e o vidro fundido nas paredes exteriores cria uma bolha parecida com a água. O vidro é especialmente processado para formar uma aparência única de bolhas, que dá a impressão de ondas sob a luz solar. As paredes de vidro jateado são laminadas com impressão em malha, e o efeito de sombreamento sobreposto se assemelha às escamas de peixe.
O volume da entrada tem um século de idade, com uma estrutura de tijolos no estilo holandês. Ao melhorar a aparência externa do prédio, a equipe preservou a estrutura original para que o público possa apreciar a história do mercado ao entrar. O Mercado de Peixes de Gushan serviu como estacionamento, e o processo de renovação focou em preservar a estrutura original do prédio usando parcialmente materiais de transmissão de luz, criando luminosidade enquanto destaca a beleza estrutural do antigo e do novo. O projeto de revitalização irá conectar Yancheng, a Nova Área da Baía Asiática, o Centro de Música de Kaohsiung, o armazém portuário no.2 de Kaohsiung e o Píer de Penglai. A localização central conforma a zona turística à beira-mar de Kaohsiung. É também o objetivo da equipe de projeto preservar os edifícios centenários.