-
Arquitetos: Parada Cantilo Estudio
- Área: 155 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Luis Barandiarán
-
Fabricantes: Arcelor Mittal, Blindex, Cemento Loma Negra, Chacabuco
Descrição enviada pela equipe de projeto. No clube de campo Estancia Puesto Viejo, na localidade de Cañuelas, Argentina, esta casa de férias está situada em um terreno de dimensões extensas, em uma esquina no ambiente campestre.
A criação deste projeto é dada pela repetição de vigas de concreto que atuam como elementos de ligação entre a casa e o entorno, conferindo profundidade no sentido longitudinal do terreno.
Outro papel fundamental é o de suporte das duas lajes que contêm o programa, as quais, dependendo do uso (público ou privado), são colocadas acima ou abaixo dos reforços, definindo duas escalas no desenvolvimento da casa, oferecendo abrigo ou monumentalidade dependendo da área compreendida.
O tijolo é outro material predominante na obra. Amigável com o meio ambiente, participa do envoltório desempenhando diferentes papéis, seja como peneira, onde cumpre a função de filtro para a ação solar permitindo a entrada de luz controlada sobre a circulação para os quartos, ou cumprindo o papel de dar privacidade às partes mais íntimas da casa.
Na face sul do terreno, a casa estende-se como uma grande parede dupla que evita a ação direta dos ventos mais desfavoráveis. Por outro lado, um plano horizontal dominante é materializado a partir da rua, atravessando a área central da casa, conectando-se com o exterior até culminar em um grande espelho d'água que acompanha toda a extensão da casa. Também é responsável por conformar as escadas da quadra de tênis no fundo do terreno.
Como material translúcido, o vidro é responsável por permitir as relações diretas com a extensa paisagem determinadas por esquadrias de ferro em uma cor que se assemelha ao tijolo, buscando dar síntese e equilíbrio à materialidade.
A soma das partes faz a totalidade da casa, onde cada elemento acompanha e define as decisões projetuais impostas.