-
Arquitetos: BURR Studio
- Área: 2000 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Maru Serrano
Descrição enviada pela equipe de projeto. O CRA é um conjunto de estruturas de suporte para transformar temporariamente um dos galpões do Matadero Madrid em um Centro de Residências Artísticas.
A proposta espacial para o Centro de Residências Artísticas do Matadero é um conjunto de elementos de apoio e suporte projetados para gerar espaços de encontro, de privacidade, de armazenamento, de oficinas ou outros possíveis usos requeridos por artistas residentes.
Em clara referência ao Support Structure Manifesto de Celine Condorelli, esses elementos questionam as possibilidades de um espaço contenedor ao focar no usuário. A intervenção conta com elementos que operam em diferentes escalas. Em primeiro lugar, são dispostos elementos de armazenamento fechados em uma de suas faces por lonas tensionadas. Esses elementos tomam a forma de "+", "T" e "L" em planta, formando quadrantes independentes para 4 artistas residentes, proporcionando um espaço de privacidade para o trabalho, iluminação pontual, armazenamento e superfícies de trabalho. A disposição dessas cruzes nos enormes galpões do Matadero Madrid dá lugar a espaços individuais mais protegidos, garantindo um acesso perimetral independente para cada um deles. Ao mesmo tempo, gera-se um espaço comum para o coletivo de artistas residentes sobre o qual se espalham os espaços individuais, protegido dos olhares de visitantes e outros trabalhadores.
Por outro lado, introduz-se também uma estrutura semicircular de alumínio sobre rodas da qual pende uma grande cortina que atua como fundo para apresentações ou reuniões individuais ou coletivas. Finalmente, foram instalados espaços de armazenamento e oficinas separados do restante dos usos por meio de estruturas de madeira com tecidos tensionados.
As estruturas pretendem ser mostradas como elementos neutros, uniformes, que não interfiram com a obra artística dos residentes. Adotam uma estética deliberadamente temporária, posicionando-se claramente como elementos servidores do espaço e de seus usuários.