-
Arquitetos: James Gorst Architects
- Ano: 2023
-
Fotografias:Rory Gardiner
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório James Gorst Architects concluiu um novo complexo do templo na vila de Rake, Hampshire, dentro do Parque Nacional South Downs. O escritório foi selecionado após uma competição de projeto em duas etapas no início de 2017, com a tarefa de substituir o complexo da década de 1970 que já estava degradado.
O novo prédio, que está aberto ao público, é composto por um templo, biblioteca, capelas, espaços de reunião, um saguão público e uma cozinha para refeições nos novos jardins paisagísticos. A planta racionalizada é organizado como uma série de pavilhões ortogonais conectados por uma passagem coberta, voltada para um jardim central. A disposição interna segue uma progressão de espaços seculares a rituais, movendo-se de um pórtico de madeira e saguão social na entrada para visitantes no leste para o espaço principal do templo no oeste.
Com a tarefa de criar um edifício caracterizado pela paz e simplicidade, a equipe da James Gorst Architects desenvolveu uma paleta contida de madeira, tijolo e argamassa de cal típica do contexto de Hampshire. Os espaços resultantes permitem a contemplação tranquila e incentivam uma conexão espiritual com a paisagem do entorno.
O edifício demonstra uma abordagem exemplar de design passivo e sustentabilidade de longo prazo. A James Gorst Architects adotou uma abordagem que priorizava a envoltória da construção, com a estrutura principal totalmente construída fora do local a partir de madeira laminada colada, projetada para eliminar a necessidade de qualquer estrutura de aço. O aquecimento por piso radiante é fornecido por uma bomba de calor de fonte terrestre enterrada na paisagem, com energia adicional fornecida por painéis fotovoltaicos.
Os arcos pendentes pré-fabricados do templo interno fornecem massa térmica. Uma laje de piso elevada resfria naturalmente os espaços internos com ar fresco fornecido por um sistema de ventilação em labirinto subterrâneo, enquanto atuadores de alto nível na claraboia do templo permitem que o ar quente escape.