-
Arquitetos: Cité Arquitetura
- Área: 670 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Dani Leite, Mateus Keiper, Ari Kaye
-
Fabricantes: Beaulieu, Blindex, Cebrace, Inov, Sttillo Rio, Vidros Belém
Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção “Meandros: Mar de Espelhos” é fruto de uma parceria entre Cebrace, Grupo Cataratas e Instituto do Vidro, com assinatura do escritório Cité Arquitetura. Ocupando o AquaRio, ponto de referência na região portuária do Rio de Janeiro, a instalação propõe um percurso de descobertas para seus visitantes usando de tecnologias de imagem e som associadas às mais diversas soluções atuais de vidros e espelhos.
Com a beira da Baía da Guanabara e a reinvenção do porto carioca como porta de entrada, a capital fluminense e sua natureza tornou-se a maior fonte de inspiração para a narrativa do projeto. O fim de tarde refletido sobre as marés, o reluzir das águas que escorrem nas encostas, os picos que recortam a bruma nas manhãs de inverno, o reflexo dos edifícios: pequenos detalhes que traduzem o mundo a nossa volta inspiram esta intervenção em sua poesia.
Das construções naturais e humanas surgem as referências
Partindo do ambiente Afluência, como o encontro de dois rios que seguirão juntos dali em diante, adentra-se um caminho de desvendamento do espaço, do corpo e da imagem. Em um caminho de reviravoltas, entremeado por uma seleção cuidadosa som e luz, o visitante segue por Escarpas, Clareira, Iara, Meandros, Bruma, Ressaca, Marola e Cais: em uma ordem de impacto e contrastes, cada espaço busca uma experiência de revelação ao descortinar diferentes emoções.
Ao fim, após mil reflexos e fragmentos de si mesmo, o público se encontrará com seu outro. Como dizem, “ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois as águas não são as mesmas, nem o indivíduo”. Pensado para provocar, “Meandros: Mar de Espelhos” instiga do início ao fim e nos deixa com a pergunta: que mundo está ao nosso redor?