-
Arquitetos: Behet Bondzio Lin Architekten
- Área: 7579 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:YuChen Chao Photography
-
Fabricantes: Alex 電光企業, Siemens, Ya Tung 亞東水泥
Descrição enviada pela equipe de projeto. Funerais são repletos de emoções. Muitas vezes enfrentamos o cemitério, o último lugar onde nos despedimos de nossa família, com medo. Que tipo de arquitetura será capaz de afastar o medo, suportar o vazio da emoção e da memória e, ao mesmo tempo, ser um espaço para nos estabelecermos e recordarmos o passado? Precisamos de um espaço para o luto e a perda, pois não significa que deixamos tudo para trás, mas sim, que precisamos ter coragem para enfrentar nosso passado.
Neste cemitério, é preciso carregar 70.000 passados, o que significa que é preciso conter 70.000 arrependimentos irreparáveis.
A empilhamento de paredes inclinadas constrói uma visão de estar rodeado por montanhas. Colocar incenso, velas e flores ao "lado da montanha", cria uma chance de nos perdermos em nossos pensamentos. A parede inclinada e voltada para o céu, registrando os raios do sol, nos acompanha para enfrentar o medo. A claraboia no meio da estrutura de concreto pesado gentilmente traz luz e esperança ao pátio.
A parede é um elemento que representa separação. Neste caso, inclinar as paredes em um ângulo diferente cria uma distância de partida, em vez de separação. Uma entrada retangular gera um clima imprevisível e as paredes inclinadas introduzem vento de diferentes direções visto que o cemitério está localizado em Hsinchu, a Cidade do Vento. O projeto e método de construção desta torre de vento conta histórias e memórias da cidade.