-
Arquitetos: AND Studio
- Área: 1190 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Arch-Exist Photography, Tianfu Cultural and Creative City
Descrição enviada pela equipe de projeto. Cercada por pântanos e florestas, a Nova Área de Tianfu está localizada ao sul da Avenida Tianfu, o eixo central de Chengdu. Com campos, colinas rasas, bosques e rios ao redor, a Prefeitura de Chengdu Tianfu está iluminada no alto de uma colina pantanosa, misturando-se com a natureza. Ela se tornará a identidade da Nova Área de Tianfu.
Conceito do Projeto
O conceito do projeto é derivado do ganso selvagem voando para o sul e empoleirado na colina. Wang Ning, o arquiteto responsável, compartilhou sua ideia: "Se a arquitetura for apenas uma caixa de vidro, ela não teria presença à distância, e o vidro altamente reflexivo seria muito incongruente em um pátio. Assim, queríamos criar esse corpo 'imaginário' desde o início, como as penas de um pássaro que podem respirar e através das quais a luz do sol e a visão podem atravessá-lo".
Em harmonia com a natureza
O térreo é elevado e tem colunas sob os beirais que se projetam para fora para permitir um passeio inferior. A fachada do edifício adota uma grande área de parede cortina com nervuras de vidro com caixilho oculto, para estender a vista agradável do exterior para o interior, dissolvendo a fronteira entre arquitetura e natureza. O átrio interno usa um pátio para trazer a iluminação natural e a paisagem interna de bambu no térreo, de forma que as pessoas se sintam cercadas pela natureza, mesmo dentro do edifício. A vista distante da plataforma do segundo pavimento revela uma grande extensão de vegetação e do lago. O terraço parcialmente acessível é um ótimo local para obter uma vista panorâmica de toda a área central da Cidade Cultural e Criativa de Tianfu. Enquanto isso, olhando para a Avenida Tianfu, o telhado curvo é colocado contra a paisagem protegida do pântano, como a pena do ganso selvagem.
Expressão de localização do material
A ornamentação do telhado é considerada a partir do aspecto da construção de baixo carbono e sustentável. Com base na cultura de Sichuan, o bambu, um material tradicional, foi selecionado para ser transformado em bambu de madeira por meio de um novo processo. As travessas modulares de bambu de madeira são encaixadas e fixadas umas às outras para formar múltiplas camadas de espaço de estrutura de madeira dupla. Após o refinamento contínuo das conexões estruturais e da estética arquitetônica geral, um total de 20 colunas e aproximadamente 30.000 pendentes são usados para completar o efeito final por meio de ligações cruzadas.
A equipe de projeto explorou um novo padrão de construção leve nas planícies do oeste de Sichuan. Ning Wang afirma, "Eu acho que se encaixa bem com a vida das pessoas de Chengdu: descontraída, local, colorida, mas não estática".