- Área: 280 280m2
- Ano: 2022
-
Fotografias:Luis Díaz Díaz, Alex Herbig
-
Fabricantes: En concreto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Imerso na costa de Sayulita, México - uma cidade boêmia de surfe a uma hora ao norte de Puerto Vallarta - está NICO, uma experiência de micro hospitalidade com suítes elevadas, espaços comuns ao ar livre e confortos de hotel boutique. O projeto foi criado pela empresa de arquitetura com sede em Seattle, HYBRID, em colaboração com a empresa de arquitetura com sede na Cidade do México, Palma.
NICO oferece um ambiente de hospedagem único, onde cada espaço foi cuidadosamente projetado para que as pessoas possam experimentar os arredores distintos e se conectar entre si nos espaços que estão dentro de um gradiente variado de privacidade e abertura. O prédio se apresenta como uma estrutura de dois níveis a partir da rua. Após cruzar uma ponte sobre a piscina principal, o usuário descobre o restante do programa literalmente descendo na selva. Espaços internos e externos se combinam em toda a construção em uma estrutura de concreto, explorando limiares e aproveitando ao máximo o clima local com um nível totalmente aberto que recebe a brisa do oceano e imerge os hóspedes na natureza.
Uma vez lá dentro, os visitantes descobrem áreas privadas e sociais com pontos de vista inesperados do oceano e da selva. As vistas variam de arejadas e abertas no telhado a copas de árvores exuberantes na parte intermediária e, em seguida, descem para um nível mais terrestre onde está localizada a "suíte selva" - um quarto cercado por folhagem nativa que apresenta uma banheira embutida de concreto para uma experiência de spa.
As cinco suítes do NICO foram pensadas como espaços calmos e tranquilos que oferecem a possibilidade de abraçar o ar livre com janelas do chão ao teto e detalhes espaciais particulares, como terraços privativos marcados pelos móveis personalizados por artesãos locais. O nível social principal é acompanhado por uma piscina de raia detalhada com azulejos artesanais de cor turquesa e rodeada por vegetação nativa. O nível da cobertura apresenta uma piscina de mergulho que oferece vistas espetaculares da baía, do oceano e do céu aberto enquadrado com vigas de concreto reminiscentes do modernismo tropical.
As suítes podem ser usadas e alugadas em diferentes configurações, modificando constantemente a forma como o prédio é habitado e permitindo que uma família grande ou um grupo de amigos alugue todo o complexo, ou que as suítes sejam ocupadas individualmente por grupos separados. Essa mesma flexibilidade é refletida no raciocínio estrutural por trás do projeto. A estrutura em forma de malha não apenas permite um sistema eficiente - em coerência com os costumes locais de construção - mas também permite uma possível mutação programática, se necessária.
A colaboração entre Hybrid e Palma resulta em uma abordagem interessante que se baseia em tradições locais de construção, mas compreende e reimagina conceitos arquitetônicos fundamentais, dando origem a uma expressão arquitetônica moderna e autônoma, acompanhada por móveis exclusivos e personalizados projetados por designers mexicanos emergentes, os quais adicionam um caráter lúdico por meio da materialidade, cor e inventividade.