-
Arquitetos: Bezerra Panobianco
- Área: 200 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Lucas Panobianco
-
Fabricantes: Marel Goiânia Design Mobili, Milimike Lighting, Monet Acabamentos, Multipedras, Petras Design em Rochas, Summer, Ventura Casa, Vitória Enxovais
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um mundo onde o tempo parece correr cada vez mais rápido, o Oásis Ventú se torna um refúgio para o autoconhecimento. Ao entrar nessa casa o tempo parece desacelerar e somos transformados de meros visitantes a novos moradores de si, descobrindo a verdadeira essência do que é viver. O Oásis Ventú, é formado por dois ambientes integrados, fluidos e repletos de muita brasilidade. Os visitantes passarão por um jardim, criado em meio a um caminho de mármore bege bahia bruto. Uma escolha brasileira e marcante, que valoriza a presença e o contato com a natureza, e que marca a diferença entre o ambiente externo e o interno. A escolha das cores foi inspirada em uma paleta de tons terrosos, que remetem ao natural e à simplicidade.
Sob uma iluminação intimista e acolhedora, o caminho aberto convida a percorrê-lo e a experienciar cada momento. Durante o trajeto, o jardim apresenta elegância e encantamento, acompanhados pela Jasmim Manga, que desponta em direção ao céu. Os visitantes passarão por um ateliê, revestido pelo ladrilho Taupe da Itagres, que confere o aspecto rústico ao espaço. O monocromático da paleta é quebrado com um toque de azul presente no conjunto de quadros do artista Lucas Panobianco. Ainda no espaço aberto, a suíte master e sala de banho apresentam-se de forma receptiva, chamando para o descanso. As cortinas que privam o acesso ao quarto e as portas do guarda-roupa são compostas por linho, que permite uma maior circulação de ar, como os brises, que dão mais intimidade para a sala de banho.
Na sala de banho, a presença da natureza torna-se ainda mais presente, com uma estante de mármore bege bahia bruto e a imponência da banheira esculpida em 2 toneladas de granito brasileiro, conferindo ao projeto a majestade da natureza, como um banho de cachoeira. No gourmet, a brasilidade preenche o espaço, com o uso de vasos decorativos de argila e de cabaças, que fazem referência a cultura dos indígenas. A tradição se complementa com a elegância e a brasilidade do Granito Brown Storm Escovado, uma variação do Granito Café Imperial, utilizado na bancada. Esse material é caracterizado por suas rajas, que por muito tempo foram consideradas defeitos, mas hoje expressam sua beleza. Na mesa de jantar, o pendente ecológico de produção autoral dos arquitetos Expedito e Lucas, traduz o significado de ninho e proteção.
Integrada a área gourmet, o living é poetizado com fluidez. Os móveis são cercados por um cobogó e compõem o espaço como uma enorme obra de arte, dispostos de maneira a permitir uma livre e espaçosa circulação. Um equilíbrio entre todas as mais sinuosas formas. A iluminação foi um ponto alto do ambiente, projetada em parceria com Designer Waldir Jr. Planejada para dar o efeito de ascensão ao projeto, foi executada em pontos estratégicos, variando entre luzes difusas e pontuais, que destacam cada obra que compõe o espaço. Junto ao paisagismo, a iluminação foi fundamental para a composição do percurso, nele o balizador Capim ilumina e guia o visitante.