-
Arquitetos: modus studio
- Área: 232 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Timothy Hursley
-
Fabricantes: Central States Manufacturing, Emser Tile, James Hardie, Pinnacle Windows & Doors, Sherwin-Williams
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana do Moinho é habilidosamente posicionada em um terreno de um hectare ao longo do Lago Beaver no noroeste do Arkansas, EUA. Os múltiplos volumes buscaram especificamente evitar distúrbios no terreno natural e na flora, ao mesmo tempo em que fornecem amplo espaço para a família e os convidados se reunirem dentro das formas revestidas com painéis metálicos e os ciprestes originários do Arkansas. A tipologia da "casa do lago" desconstruída se mistura com a natureza, capturando vistas e mantendo o respeito pela terra.
A casa é cuidadosamente localizada com consideração especial às vistas, vegetação e topografia. O processo de projeto incluiu uma análise aprofundada de opções para ocupar a encosta de Ozark, mantendo o máximo possível de árvores existentes e o mínimo de perturbação do solo. O layout aberto aproveita as fortes relações entre interior/exterior. Os materiais são de uma paleta simples, mas rica, com ciprestes naturais misturados ao metal corrugado em um formato moderno apropriado para a vida à beira do lago.
O processo de entrada na casa começa com uma ponte angular desde a colina até o deck coberto, em um arranjo de espaços onde a iluminação acentua os ciprestes e emoldura a vista deslumbrante do lago. O deck é posicionado propositalmente ao lado da área de estar principal para que os espaços não concorram por uma vista da água. Desde o deck coberto, é possível se mover para o sudoeste em direção aos quartos de hóspedes, à trilha e ao lago, ou para o nordeste na área principal de estar, cozinha e jantar. Além dos espaços sociais, outra pequena ponte interna acessa o volume do quarto principal... uma casa na árvore em Ozarks.
As formas marcantes da casa dançam brincalhonas na encosta, flutuando em finas colunas de aço. A tipologia permite que cada parte do volume reaja e mude de acordo com as condições da topografia e da flora existente. Além disso, a paisagem natural da encosta de Ozark pode deslizar sob a estrutura, fortalecendo a relação e o contraste entre as formas criadas pelo homem e o mundo natural.