-
Arquitetos: Hiha Studio
- Área: 195 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Pol Viladoms
-
Fabricantes: ACUDAM, CERAMIQUES CALAF, Fabresa, Gabarró, HAY STUDIO, Laes, Roca, Santa & Cole
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em Juncosa, na região de Las Garrigues, cercada pela paisagem da agricultura de sequeiro, onde os tons de marrom e verde de oliveiras e amendoeiras predominam o tempo todo. O edifício (1914) apresenta uma tipologia típica da área de Garrigues: largura pequena (5m) e grande profundidade (15m), um sistema construtivo de tradição local: paredes de taipa e pedra seca, pisos de vigas de madeira e abóbada de gesso.
Nos anos 70, o edifício foi expandido utilizando a nova tecnologia da época: pisos de vigas de concreto pré-fabricadas com abóbada de tijolo plano e paredes de tijolo perfurado. O projeto começa com o desejo do cliente de dar uma segunda vida ao edifício e convertê-lo em uma residência de turismo rural com a máxima qualidade possível, mas com um orçamento de apenas € 490/m².
O projeto concentra-se em criar novos espaços conectados ao exterior e dar à casa um caráter contemporâneo e rural que permita dialogar com o edifício e introduzir a imagética exterior de texturas e cores no interior. A principal estratégia do projeto é o esvaziamento interior lateral em tripla altura do edifício, que reduz a área superficial e traz luz para o centro.
Esse esvaziamento permite iluminar a sala de estar e jantar no térreo, o banheiro no primeiro andar e proporcionar um quarto interno no segundo andar com vista para o exterior e iluminação relacionada ao espaço triplo e à fachada posterior. A criação do espaço triplo a sudoeste aproveita os ganhos térmicos do sol de inverno que penetram até o fundo do piso. No verão, usamos persianas enroláveis para nos protegermos da radiação e criar espaços externos na sombra. A intervenção reutiliza elementos e texturas existentes e adiciona materiais que não requerem revestimentos ou acabamentos adicionais. Dessa forma, criamos uma nova linguagem interna que dialoga com a materialidade do edifício existente, ao mesmo tempo em que permanece reconhecível.
As soluções adotadas nos permitem alcançar o limite orçamentário imposto pelo cliente. Essas soluções são baseadas em deixar expostas as novas divisões internas em cerâmica, cobrindo apenas as partes onde passam as instalações. Propomos pisos econômicos, usando "rasilla" no térreo e piso de madeira de DM resistente à água no segundo andar, o que permite uma passagem limpa e fácil das instalações e proporciona bom isolamento acústico e térmico. O sistema de aquecimento geral não é modificado, mas é adicionado um novo fogão a lenha, que é abundante na área durante o período de poda de oliveiras e amendoeiras. Junto com a ventilação de alto desempenho, isso nos permite aquecer o ambiente usando o calor gerado.