-
Arquitetos: Marlene Uldschmidt
- Área: 330 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Renee Kemps
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa de uma única parede para proteger o amor de olhares curiosos.
Um ponto de observação excepcional no pico de um penhasco, com vistas panorâmicas do oceano e do horizonte infinito, mas aninhado em uma vegetação exuberante e protegido por árvores majestosas. A casa é pura serenidade, preenchida com o aroma do mar e agraciada pelo som de pássaros errantes, é o mais próximo que se pode chegar de viver em férias permanentes.
A topografia desse local ofereceu a oportunidade não tão comum de projetar uma casa que desafia a distinção entre o interior e o exterior, graças às janelas de piso a teto circundantes, mantendo a sensação de total privacidade e isolamento exclusivo.
O edifício parece estar suavemente assentado sobre o penhasco e segue cada queda e curva suave, cada sinuosidade e forma. A cobertura também foi cuidadosamente disposta, elevando-se em direção a um pinheiro secular nas proximidades e sugerindo um diálogo aberto entre o agora e a eternidade, quase uma finalização sem peso dessa delicada união entre o edifício e a terra.
Para completar essa união perfeita, o uso de madeira e vidro minimizou o impacto que as paredes brancas tipicamente portuguesas teriam criado: brilhantes e ousadas, distintas e absolutas, quebrando a fluidez que caracteriza todo o projeto.
Na parte interna, os espaços claros são definidos por elementos audaciosos, como escadas de madeira com um toque de rebeldia e móveis personalizados de excelente qualidade artesanal. Duas grandes claraboias foram posicionadas para maximizar a sensação de natureza entre as paredes, o que é um elemento característico da narrativa arquitetônica da casa.
Todos os espaços são amplos e abertos, com poucos elementos decorativos cuidadosamente selecionados que os definem e proporcionam personalidade, permitindo que a qualidade e a textura da madeira maciça e do vidro desempenhem plenamente seu papel.
A localização privilegiada e o clima ameno são fundamentais para que a vida ao ar livre seja tão confortável quanto a vida interna, e o escritório levou a tarefa muito a sério: piscina personalizada, cozinha ao ar livre, lareira embutida na parede e um caminho de pedra que leva a um romântico local secreto com dois assentos, onde se pode passar o dia bebendo vinho.
A casa é autossuficiente, contando com uma bomba de calor e vários painéis fotovoltaicos e solares, lembrando a todos nós que a sustentabilidade, nos tempos atuais, é o melhor recurso de luxo.