-
Arquitetos: Gui Mattos
- Área: 147 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Lela Leme
-
Fabricantes: Alba Barbosa, Docol, Dpot, Dpot Objetos, Efeito Cristal, Enjoy House, Futton Company, JRJ Tecidos, MC Movelaria, Marché Art de Vie, Monolítica Design, Neogran, Olho moveis, Papel Assinado, Phenicia Concept, Protecnica, Punto, Studio Passalacqua, Torcetex, Zen Design
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento de 147m2 foi projetado com a finalidade de ser um acolhedor refúgio, destinado à habitação de uma só pessoa, concebido para receber familiares vindos de longe, incluindo crianças. Por meio de elementos como a madeira, tecidos de linho e algodão e tapetes de tramas naturais, o projeto cria um ambiente caloroso e, ao mesmo tempo, neutro, convidativo a novas memórias e objetos pessoais de decoração.
Através da leitura de que não existe um só tipo de branco, assim como a compreensão de que, texturas e diferentes planos podem construir um espaço, a sala da sala foi abraçada por um painel em laca branca de ripas boleadas negativas que, descolado do forro, possui um detalhe que proporciona uma iluminação indireta que realça a textura do forro, evocando a suavidade da areia. Além disso, esse painel cria conexão com o ripado em freijó boleado positivo logo à sua frente, com início no hall de entrada e percorre toda a área da cozinha, formando um único bloco de concentração de madeira.
A cozinha está integrada à sala de estar e foi projetada com funcionalidade e praticidade em mente. Por meio de uma porta de correr, que apresenta o mesmo acabamento do painel do hall, ela pode ser fechada. Essa integração possibilita a adaptação da área social de acordo com as necessidades, proporcionando diferentes tipos de uso do espaço e permitindo uma transição fluida entre os ambientes.
O home theater foi idealizado pensando em versatilidade e conforto através de luzes calmas, podendo se transformar em um quarto de hóspedes com almofadas futon especialmente selecionadas, as quais podem ser realocadas e transformadas em camas descontraídas, como em um acampamento para dormir.
Por fim, em seu ambiente mais intimista, os detalhes para a construção de uma atmosfera acolhedora se refletem desde os armários de rouparia, como no closet que, revestidos com palha natural tingida, enriquecem o ambiente com rusticidade. As cores com mais destaque ficam a cargo do restante dos mobiliários que, ainda calmos, deixam o protagonismo para o que há de vir de quadros e objetos que nascem de histórias.