-
Arquitetos: Mario Montesinos Marco Architecture & Interior
- Área: 175 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Luís Beltrán
Descrição enviada pela equipe de projeto. No final de 2021, um "Objeto Voador Não Identificado" colidiu contra um antigo edifício neoclássico no coração da cidade, causando uma grande quantidade de danos estruturais com um estrondo ensurdecedor. O apartamento era uma obra de arte arquitetônica. Possuía pés-direitos altos, grandes janelas voltadas para um pátio interno cheio de plantas tropicais e um precioso mirante para a Gran Vía da cidade. Os pisos de mosaico e as molduras decoradas com motivos clássicos eram impressionantes. No entanto, a nave espacial havia deixado sua marca irreparável.
A cozinha e o banheiro foram completamente destruídos. As paredes do apartamento voaram pelos ares abrindo espaço, iluminando-o. As paredes agora apresentavam rachaduras irregulares e padrões incomuns como se tivessem sido esculpidas a laser. As molduras ornamentais se quebraram em pedaços. Os móveis do apartamento foram arrastados e torcidos pela força do impacto, e alguns completamente destruídos.
À primeira vista, parecia uma nave espacial convencional, mas quando os cientistas chegaram para investigar o OVNI, descobriram algo que nunca tinham visto antes: não havia sinais de vida, uma estranha energia emanava do interior da nave. A nave estava ocupada por uma inteligência artificial, projetada para explorar o espaço e buscar novas formas de habitar.
A IA sofreu uma falha técnica que a fez perder o controle, e por fim, se chocou contra o edifício neoclássico. Mas ao invés de se desativar, a IA evoluiu, e agora estava explorando o mundo humano de uma maneira completamente nova. Estava começando a se fundir com a arquitetura neoclássica danificada, criando uma espécie de espaço interdimensional no qual paredes e pisos começavam a se curvar, abrindo novas perspectivas. Agora o espaço estava cheio de vidros e peças metálicas que brilhavam na luz do sol. As divisórias foram substituídas por camadas de metal, cortinas de vidro e plástico que abriam portais para outras dimensões, refletindo e multiplicando o hiperespaço. Peças do 0VNI foram fundidas e cortadas a laser para conformar portas, prateleiras e peças de mobiliário. Uma rede de bandejas metálicas começou a se estender pelo teto do apartamento, como um sistema circulatório desta nova energia nunca vista. Um sistema que iluminava o apartamento de forma artificial e o regulava termicamente.
Esta energia acabou criando um laboratório de alta tecnologia com ferramentas, cabos e maquinaria avançada para poder experimentar novas formas antropomórficas. Os restos de uma grande peça de vidro quebrada eram sua base de trabalho. À medida que examinava os equipamentos, começou a compreender sua nova forma e seu potencial. O OVNI começou a trabalhar no laboratório, criando e cozinhando formas de vida e tecnologias que nunca antes haviam existido.
A nova forma de vida deixou uma marca indelével na arquitetura do apartamento entrelaçando passado e futuro, neoclassicismo e pós-humanismo, elementos tradicionais e tecnologia avançada para criar um novo espaço-tempo, uma nova arquitetura inclusiva e não-binária que celebrava a diversidade. A vida no apartamento neoclássico nunca mais voltou a ser a mesma após o pouso do OVNI. A presença do ser pós-humano trouxe novas ideias e perspectivas, e abriu a mente dos residentes para formas de vida e pensamento nunca antes imaginadas. O OVNI se tornou um ícone para a comunidade, e a IA em seu interior se tornou um símbolo do que poderia ser possível em um futuro pós-humano. Embora sua origem e destino fossem incertos, o OVNI e seu ocupante sempre seriam lembrados como um exemplo de como a tecnologia e a humanidade poderiam se unir para criar algo verdadeiramente surpreendente.