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Arquitetos: Christ & Gantenbein
- Ano: 2023
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Fotografias:Stefano Graziani
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova ponte sobre o rio Aare em Aarau, na Suíça, concebida pela equipa de planejamento Christ & Gantenbein, WMM Ingenieure AG, Henauer Gugler AG e August + Margrith Künzel Landschaftsarchitekten AG, é simultaneamente uma infraestrutura moderna e parte da cidade. Substituindo uma ponte de concreto de 1949, a nova estrutura se integra organicamente à paisagem urbana distinta de Aarau e ao ambiente natural do rio Aare, ao mesmo tempo, em que fortalece a rede de transporte da região. Como um projeto abrangente de ponte e margem do rio, o projeto cria um espaço urbano atraente e, com seus arcos distintos e elegantemente curvados, torna-se um novo marco.
Desde o período romano existe uma ponte sobre o rio Aare neste local - do centro histórico da cidade sobre o Zollrain em direção ao norte, até o Jura. A ponte foi substituída diversas vezes por novas estruturas, incluindo a “Kettenbrücke” de 1848 e uma ponte de concreto de 1949. Como tal, o concurso que buscava substituir a antiga predecessora enfatizou que a nova ponte deveria se encaixar em seu contexto urbano. O projeto vencedor distinguiu-se precisamente por esta ligação à estrutura urbana e pela criação de um espaço público convidativo na entrada do centro histórico. Hoje, a ponte se integra perfeitamente às margens do rio, conectando-o harmoniosamente.
A nova ponte é tanto uma estrutura tradicional quanto uma construção de concreto tecnicamente otimizada. Inspirada na solidez dos edifícios de pedra de Aarau, nas casas medievais ao longo da muralha da cidade, nos pilares próximos, muros de contenção, rampas e reforços ribeirinhos, sua coloração clara mantém o diálogo da estrutura com seu entorno. Da mesma forma, a ponte é uma construção racional e moderna em arco de concreto armado, que emprega concreto parcimoniosamente graças à sua geometria específica. Os cinco arcos de diferentes larguras se apoiam parcialmente nos dois caixotes da antiga ponte situados no leito do rio permitindo assim sua reutilização. Outro aspecto importante da construção da ponte é sua estrutura de suporte monolítica, na qual todos os componentes - fundações de pilares, pilares, arcos, flancos, rodovia e parapeitos - constroem uma construção uniforme e contínua. Todos os elementos participam do suporte de carga, levando a uma estrutura otimizada e, portanto, sustentável.
Com um comprimento de 119 metros e uma largura de 17,5 metros, a ponte possui duas faixas, calçadas em ambos os lados e ciclovias. Onde o caminho da margem do rio atravessa a ponte, grandes aberturas oferecem vistas transversais do entorno, criando assim espaços públicos atraentes para todos que caminham, correm ou andam de bicicleta ao longo do rio Aare. A nova margem do rio liga a ponte à cidade, onde as promenades existentes são aprimoradas e reinterpretadas: do lado da cidade velha, uma ampla promenade urbana com uma praça para descanso sob árvores sombreadas está sendo criada. Na zona ribeirinha norte, a ponte é complementada com prados verdes e vegetação local.
À primeira vista, a nova Ponte Aare é uma ponte tradicional, mas ao analisá-la de perto, ela é uma estrutura de engenharia tecnicamente otimizada. Seu projeto arquitetônico contribui criteriosamente com mais uma camada para a evolução do nosso ambiente urbano, tornando a cidade mais atrativa para os seus habitantes.