-
Arquitetos: Aurora Arquitectos
- Área: 150 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:do mal o menos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um apartamento dos anos 50, em bom estado de conservação, com lajes em betão armado apoiadas em paredes resistentes de tijolo maciço. Um método constructivo onde todas as paredes têm função estrutural e que, portanto, colidia com o desejo do cliente de ter a zona social da casa em open-space.
Através de demolições pontuais, a sala de jantar e a cozinha são estrategicamente colocadas no centro da casa, todos os percursos passam por aqui, devolvendo ao acto de cozinhar e comer um papel central na vida social e familiar – como uma velha cozinha rural*.
Estas novas aberturas, dispostas de maneira ritmada, aumentam a fluidez dos movimentos e a ligação visual entre os espaços. A forma destes vãos confere um carácter ritualístico à passagem, transformando-os em portais.
São utilizados os materiais originais da casa – madeira de Pinho, pedra calcária Lioz e Negro de Mem Martins e azulejo pintado manualmente – procurando para estes uma expressão contemporânea.
Nota:
* Para mais informação sobre a posição central das cozinhas nas casas e a sua evolução, consultar “A Pattern Language” de Cristopher Alexandre et al., capítulo 139 – Farmhouse Kitchen