-
Arquitetos: Padovani Arquitetos
- Área: 400 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Evelyn Müller
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenvolvida em estrutura mista, a residência LEMA foi implantada tirando partido da topografia buscando priorizar a locação do programa social e íntimo todo no mesmo nível. O desnível do terreno foi aproveitado a fim de posicionar a garagem na cota da rua, enquanto a casa se estabelece em cota superior e em um único pavimento, evidenciando a arquitetura e deixando o espaço mais integrado e amplo para o desenvolvimento dos ambientes.
Acompanhando a topografia, a escada que dá acesso à residência pousa de forma leve e fluída no paisagismo, desenhando um percurso que conecta o observador ao volume elevado e à entrada da residência – marcada por um espelho d’água revestido em pedra natural.
Desde o primeiro momento em que se entra na casa, o percurso revela e evidencia a amplitude e integração das áreas sociais. Essas se abrem totalmente para o exterior fazendo com que os ambientes sociais internos e externos se transformem em uma grande varanda contínua, abraçada pelo paisagismo e piscina. Conceitualmente, a implantação se organiza através de um grande vazio central, o “coração” social da casa e dois volumes mais sólidos e robustos, que abrigam quartos e áreas de serviço.
As áreas sociais se destacam também com um amplo pé direito concebido a partir de uma leve cobertura metálica que pousa sobre a construção de concreto e possibilita maior entrada de luz aos ambientes, minimizando as aberturas e deixando as fachadas mais limpas e elegantes.
No exterior, painéis de alumínio amadeirados garantem maior uniformidade à fachada frontal quando fechados, oferecendo a possibilidade de abertura para entrada de luz em ambientes como o home theater e o escritório. Já no interior, os acabamentos seguem tons neutros e naturais, harmonizando com os painéis metálicos, o concreto e a madeira, utilizada no forro e mobiliários.
Por fim, a área íntima, que compreende duas amplas suítes e uma suíte master, foi implantada na lateral e fundo do terreno a fim de assegurar a privacidade dos moradores. Painéis metálicos ripados proporcionam unidade e reforçam a sensação de intimidade das suítes quando fechados. Quando abertos, possibilitam a integração com a ampla área social e externa, fundamental no projeto da Residência LEMA.