-
Arquitetos: Cát Môc Group
- Área: 780 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Phú Đào Studio
-
Fabricantes: An Cuong, Dulux, Panasonic, Saint-Gobain
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa voltada para o oeste possui muitas árvores em seu entorno. Com isso, o "revestimento" da casa para resistir ao calor é criado pela própria área verde que se estende do interior para o exterior e pela parede de tijolos com inúmeros orifícios de ventilação. A casa para uma família de quatro pessoas está situada em um bairro movimentado no Distrito 11 da cidade de Ho Chi Minh, Vietnã e a sua posição sudoeste deve receber radiação solar intensa e calor direto à tarde. O terreno de 185m² também é um desafio, não sendo quadrado.
O arquiteto planejou portas de tamanhos variados e pelo menos um jardim em cada pavimento para garantir que a casa seja cercada por uma variedade de plantas, já que, o proprietário desejava um ambiente arejado com muitas árvores para amenizar o impacto do clima. A fachada da casa de cinco andares possui 25.000 tijolos escalonados que ajudam a criar inúmeros "orifícios de respiração" bloqueando o vento forte e a luz solar intensa nos espaços internos. A aparência rústica e sólida da casa faz com ela se destaque no coração do bairro. Para melhorar o microclima, evitar poeira e reduzir a temperatura quando o vento quente sopra para dentro, um aquário é colocado em frente à casa, cercado por vegetação. Os proprietários podem observar o aquário e as árvores verdes desde a sala de estar e relaxar em meio à natureza.
O arquiteto selecionou marrom e bege como as cores principais para todo o interior e madeira, vidro e piso de concreto como os materiais principais, pois o proprietário gosta de minimalismo e rusticidade. A área de convivência comum da família, que inclui a sala de estar e cozinha, está localizada no primeiro nível. Paredes de tijolos não foram usadas para dividir este ambiente, em vez disso, são utilizadas paredes de vidro. Grandes varandas com vegetação cercam os quartos. Para evitar poeira e ruído, árvores são dispostas em um "escudo" ao longo das varandas e corredores. Portas de vidro deslizantes dividem o espaço interno do ambiente externo para proporcionar uma sensação arejada, ampla e próxima à natureza. Dependendo da hora do dia, a luz que passa pela parede de tijolos cria um movimento fascinante.
Visto que o telhado e o terraço são os espaços onde a radiação de calor da casa se concentra, fazendo com que atinjam a temperatura mais alta, muitas pessoas frequentemente os negligenciam ao construir suas casas. Para criar um lugar mais tranquilo, conectado à natureza e ao mesmo tempo reduzir a radiação de calor no telhado, o arquiteto aconselhou o proprietário a montar um jardim tropical e cultivar vegetais no terraço. Este jardim de 45m² possui um piso duplo coberto por uma manta geotêxtil à prova d'água. A grama é plantada em uma camada de solo com 15cm de altura. As plantas verdes utilizadas no projeto para manter a casa constantemente viva têm a vantagem de serem fáceis de cultivar e manter. O terraço inclui um espaço para sentar onde as pessoas podem relaxar e tomar chá, além de uma área de cultivo de vegetais com um sistema de rega autônomo. A cúpula cria uma área arejada e aberta, ao mesmo tempo em que protege das intempéries a vegetação abaixo.