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Arquitetos: Miguel Amado Arquitectos
- Área: 787 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Sofia Dourado
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Fabricantes: CASTELHANO & FERREIRA, CLIMAR, Efapel, MÍNIMA, Sanindusa, Sanitana, Sika
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Descrição enviada pela equipe de projeto. A DNS.PT é uma requalificação e ampliação de um edifício existente, com preservação da fachada, localizada no Marquês de Pombal em Lisboa. Pretendendo-se reorganizar o interior e aumentar o número de pisos para três (pisos 1, 2 e 3).
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O projeto tem como conceito assumir a coexistência e conexão entre duas temporalidades diferentes. Explorar a “história” do edifício num contexto de diálogo de uma intervenção contemporânea, consentânea com a atividade ligada às novas tecnologias. Trabalhar a luz, enquanto matéria-prima da arquitetura, reveladora da plasticidade escultórica dos espaços interiores e elemento unificador.
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A organização funcional/espacial do edifício baseia-se no espaço vazado interior, que é assumido como componente nuclear de toda a proposta. É através da recriação deste espaço, com dimensões mais adequadas, que a luz natural atravessa o volume e liga os espaços interiores do edifício. A configuração marcadamente vertical do elemento vazado, com triplo pé direito, é parcialmente ocupada pelas escadas que unem os diferentes pisos e que assumem um papel escultórico, revelado pela permeabilidade visual e luz zenital. É em torno deste “sólido vazado” que se organizam, em anéis sobrepostos, as circulações horizontais nos vários pisos. Os enfiamentos visuais e elementos contrastantes observáveis ao longo dos percursos, originam o efeito promenade.
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As cores claras e o recurso a elementos em vidro permitem a permeabilidade da luz e o seu direcionamento e controlo.
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Os três pisos possuem uma hierarquia funcional, estratificada verticalmente, agregando nos diferentes níveis os espaços de acordo com os seus usos.
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Quanto à escolha da materialidade, teve-se como objetivo criar um espaço que respire por si próprio, minimizando eventuais ruídos visuais. Explora-se uma paleta de tendência monocromática e luminosa com apontamentos estratégicos de cores saturadas. Foram assim usadas, para alem da cor quente da madeira nos elementos existentes preservados, uma paleta base de cores neutras, claras, branco e pontualmente preto, num diálogo entre a arquitetura e a sua apropriação/humanização, como por exemplo o betão claro como pavimento de espaços novos, como o auditório e a copa. Como pavimento de entrada e biblioteca foi adotado um mármore pele de tigre.
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A cor aqui é utilizada como ferramenta para quebrar uma possível monotonia cromática, criando espaços estimulantes e criativos.
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