-
Arquitetos: Cierto Estudio
- Área: 260 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:José Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma desta casa, projetada em 1988 pelo arquiteto e designer Antoni Roselló Til, parte de manter sua essência e brincar com seus atributos mais distintivos, como as geometrias primárias ou os acabamentos. Trata-se de uma intervenção que não altera nem modifica a distribuição da casa, mas atua em determinados pontos como acupuntura.
Uma das nossas intenções foi usar a cor como principal ferramenta para criar novas relações espaciais, brincando com os contrastes e a sobreposição. A nova paleta cromática parte das cores telha e preto do piso original e a gosto do primeiro cliente; e adiciona o rosa e o verde representando seus novos habitantes: Sergio, Katie e a pequena Hope.
Também o uso dos materiais na reforma é sensível aos existentes na casa, como as pastilhas para os banheiros ou as malhas de aço para as prateleiras da cozinha. Decide-se estender o pavimento de cerâmica preta de 20x20 original da sala até a cozinha para gerar continuidade entre os dois espaços. Já os quartos pedem o conforto de um novo material: um carpete marrom uniforme e macio, que convida a caminhar descalço ou brincar no chão.
Por outro lado, potencia-se o contato com os espaços exteriores ampliando algumas aberturas, mas sem modificar a composição da fachada original de Roselló. Dessa forma, enfatizam-se as vistas para o jardim, o pátio e o entorno distante.
Realiza-se uma intervenção paisagística no jardim: uma piscina biológica é instalada, tratando a água por meio de plantas aquáticas e refletindo a fachada posterior da casa; o pavilhão existente é transformado, modificando os pilares e abrindo-o como uma pérgola em direção ao jardim; por fim, duas áreas verdes diferenciadas são criadas, um tapete de grama circular cercado por uma vegetação densa que o envolve com plantas de grande porte.
Essa intervenção exterior brinca com geometrias simples que lembram a própria fachada da casa. Novamente, as pastilha são utilizadas, desta vez adotando o mesmo desenho do mosaico existente no piso do pavilhão.
Jogos, mimese, contrastes e sobreposições. Na casa de Hope, a diversão não falta!