-
Arquitetos: CCDI GROUP 21 Design Studio
- Ano: 2023
-
Fotografias:TAL, Yilong Yan
Visão Geral do Projeto - Esta plataforma circular de observação da cidade voltada para o mar está localizada no centro do distrito de Nanshan, em Shenzhen, China. Ela está situada adjacente ao gramado de atividades costeiras localizado na extremidade sul, ao estacionamento público localizado ao norte, à área fitness localizada ao leste e à área vegetada e praça seca ao oeste. A plataforma destaca-se no cinturão da paisagem costeira do Parque Shenzhen Bay, que tem cerca de 13 quilômetros de extensão, com transporte conveniente e uma bonita paisagem. Como um edifício público demolido e reconstruído no local original, suas funções básicas incluem banheiros públicos e chuveiros abertos para turistas durante todo o dia no parque. Trata-se de uma melhoria do projeto de bem-estar público dos banheiros na Praça Esportiva Haifeng do Parque Shenzhen Bay e tem servido os cidadãos e visitantes desde 1º de maio de 2023.
Análise do estado original - 1. O volume original dos banheiros públicos apresentava uma imagem espessa e pesada, que não era compatível com a paisagem costeira. 2. Fluxo funcional irracional: banheiros masculinos e femininos compartilhavam a mesma entrada e saída, tornando inconveniente o uso em parques com grande fluxo de pedestres. 3. A passagem interna do banheiro era estreita, as instalações eram rudimentares e insuficientes. Entre elas, havia 8 cabines de banheiro masculinas e 6 mictórios; 13 cabines de banheiro femininas; Não havia um terceiro banheiro ou sala para trocador. De acordo com relatos da equipe, havia um grande fluxo de pessoas no parque e frequentemente ocorriam longas filas nos banheiros femininos. 4. Falta de cuidado humanístico: embora o volume original tivesse espaços parcialmente elevados, ele não fornecia nenhuma instalação ou espaço para turistas ou funcionários do parque descansarem.
Objetivos de projeto - Em resposta aos problemas existentes nos banheiros públicos originais, propomos vários novos requisitos: 1. Combinar as características do local e integrar o edifício ao ambiente. 2. Com base nas necessidades dos turistas, aumentar os espaços dos banheiros e fornecer mais serviços, como chuveiros, terceiros banheiros e salas para trocadores. 3. Mudar a impressão tradicional dos banheiros públicos e fornecer aos cidadãos um local de descanso voltado para as pessoas.
O Anel da Vitalidade - O projeto responde à abertura do local com um anel circular, tornando conveniente para as pessoas acessarem o espaço desde todas as direções, promovendo uma sensação de proximidade entre a edificação e o ambiente. Ao redor do espaço circular, um banheiro masculino é posicionado no lado leste e um banheiro feminino no lado oeste, com o número de cabines no banheiro feminino aumentando para 22; No lado leste do eixo da paisagem está o volume com chuveiro, enquanto no lado oeste do eixo está o trocador, o terceiro banheiro, a sala de descanso para trabalhadores de saneamento e a sala de ferramentas. O corredor circular conecta várias funções para formar um layout simples e eficaz. Além de atender às funções básicas, o novo local também cria um espaço para os turistas descansarem, ao mesmo tempo em que integra o telhado verde do volume na paisagem do parque. Com base nisso, através de mudanças na inclinação do telhado, os turistas podem subir as escadas, ouvir o vento e ver o mar.
Beirais e corredores do pátio - Os beirais horizontais profundos formam um corredor circular com 2,4 metros de largura no lado externo, e os espaços vazios entre os vários grupos funcionais enquadram a paisagem, criando um ambiente coerente e transparente. Durante as horas de pico do banheiro, as pessoas podem fazer fila ao redor do corredor circular para evitar exposição ao sol e à chuva. Ao mesmo tempo, os assentos situados na parede, sob o corredor nos beirais, facilitam o descanso e a espera das pessoas. Em seus momentos de lazer, elas podem sentar e desfrutar da paisagem enquanto sentem a brisa do mar. O pátio circular possui um diâmetro de aproximadamente 18 metros e se abre para um gramado verde, formando uma enorme vista enquadrada do céu, onde se pode ver as nuvens brancas, as árvores verdes e os pássaros. O pátio circular também é adequado para crianças correrem e brincarem, e o corredor circular de 1,2 metro de largura no lado interno permite que os pais vejam através do corredor, fornecendo um espaço de atividade aberto e de fácil controle para os pais.
Plataforma de observação da cidade na Baía de Shenzhen - Os degraus de madeira nas escadas devem ser os mais suaves possíveis, o que é benéfico para os cidadãos caminharem confortavelmente. Juncos são plantados em ambos os lados dos degraus e da plataforma de observação, mantendo as pessoas em uma atmosfera verde durante a contemplação. Ao mesmo tempo, os telhados verdes fornecem uma bela paisagem para a "quinta fachada", regulando efetivamente o microclima geral do local. A plataforma de observação voltada para o mar se tornou um excelente espaço para os cidadãos "verem o mar de Jieshi ao leste" e é um local perfeito para as fotos em grupo; Também oferece um suporte urbano natural para o campo de esportes e gramado na beira-mar, fornecendo um bom ponto de partida para a corrida de boas-vindas do Festival da Primavera anual, sem a necessidade de construir uma estrutura temporária; O volume igualmente fornece um espaço para atividades públicas urbanas, como festivais de música.
Materiais da Fachada - Espera-se que a edificação desapareça no ambiente, em vez de se tornar a protagonista no local. Em termos de tom da fachada, o concreto simples e natural é, sem dúvida, uma boa escolha, permitindo que o volume se misture ao ambiente com uma atitude humilde. No entanto, durante o processo de aprofundamento do projeto, considerando a dificuldade de construção e o controle de custos, foram utilizadas placas de concreto fixadas a seco, que também são convenientes para manutenção posterior. Nos banheiros masculinos e femininos, a área de lavagem das mãos e as janelas altas possuem venezianas de madeira para garantir ventilação natural e, até certo ponto, bloquear a vista. Ao mesmo tempo, a cor da madeira também pode adicionar um toque de familiaridade ao concreto liso cinza.
Avaliação e Reflexão - Ao transformar banheiros públicos tradicionais em espaços públicos urbanos ativos, proporcionando aos cidadãos um local de descanso voltado para as pessoas, o novo volume atendeu ao desejo inicial do projeto. Após a edificação ser oficialmente inaugurada encontramos alguns problemas que precisam ser solucionados: 1. Assentos podem ser adicionados adequadamente ao espaço sob os beirais e ao terraço na cobertura, para facilitar o descanso e a observação dos cidadãos; 2. No início do projeto, a cobertura não previa a instalação de rampas. Foi constatado, porém, que alguns pais estavam carregando carrinhos de bebê até o terraço de observação e, na fase posterior, rampas devem ser adicionadas para facilitar o acesso; 3. Para criar uma sensação de flutuação, a altura do assento saliente é de 600, o que não é conveniente para as crianças em termos de escala; 4. A cobertura verde não adotou irrigação por gotejamento de acordo com o projeto, o que é inconveniente para manutenção; 5. Os canais de drenagem internos e externos no telhado não estão protegidos no solo, permitindo que as crianças brinquem neles, representando um risco à segurança.
Conclusão - Contemplando o mar, sentindo o vento, vendo as flores da primavera florescem. O deque de observação urbana se integra ao ambiente do parque, mudando a impressão tradicional dos banheiros públicos, fornecendo aos cidadãos um local de descanso humanizado e também fornecendo um excelente espaço com vista para o mar. Ao mesmo tempo, ele apresenta um suporte urbano natural para o campo esportivo e para o gramado no lado sul da praça Haifeng. Obrigado a todos os envolvidos neste projeto de bem-estar público por sua ajuda altruísta e forte investimento, independentemente do lucro ou prejuízo.