-
Arquitetos: fjcstudio
- Área: 76 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Brett Boardman
Descrição enviada pela equipe de projeto. O foyer do edifício King & Philip é inspirado na geometria clássica, proporções e materiais quentes dos Tribunais Supremos e da Igreja de St James, criando um contraste com o Patrimônio Colonial e se conectando de forma abstrata com a paisagem natural e o sentido da nação. Uma série de painéis curvilíneos de madeira, inspirados em folhas, se estende desde o interior do foyer até o forro da loggia. Esses painéis de madeira são articulados e nervurados de forma radial, tal como os padrões dos veios das folhas de eucalipto. Dentro da planta compacta, uma sensação de generosidade e ampliação dramática é criada através do uso meticuloso das reflexões. As abóbadas de folhas parecem se estender em um corredor de floresta infinito acima do ponto de referência do revestimento das paredes. Os painéis de folhas entrelaçados são alternados e deslocados à medida que envolvem a loggia, o foyer e o átrio do elevador.
Materiais acessíveis e sustentáveis, como madeira e concreto leve reforçado com fibra de vidro, são utilizados com ênfase no detalhe e qualidade. Estes espaços não são grandes e, à medida que o átrio do elevador se estreita inevitavelmente, é criada uma sensação de generosidade e uma extensão dramática através da utilização cuidadosa de reflexos. As abóbadas de folhas parecem se estender em um corredor infinito acima do painel de parede. Para criar um espaço único em uma área reduzida e proporcionar uma experiência de entrada acolhedora, foi necessário ser econômico e preciso no planejamento de todos os elementos necessários em um foyer, proporcionando a maior comodidade para os moradores.
A expressão do interior é de aconchego, calma e requinte nos detalhes. Uma simples inserção de latão embutida na sinalização de King & Philip no piso reflete a sutileza e simplicidade do projeto. As caixas de correio e a recepção do concierge estão posicionadas em um pórtico emoldurado metálico abaixo das abóbadas, separadas por uma parede revestida de mármore verde. Um assento estofado em couro, saindo dos painéis de parede, ocupa um espaço mínimo no piso e também funciona como um elemento escultural.
Os painéis internos de madeira criam uma linha de referência para as abóbadas acima e duas faixas horizontais de latão criam um ritmo horizontal, além das juntas verticais dos painéis de madeira. Uma parede levemente curva suaviza a mudança de direção ao se mover pelo foyer em direção ao lobby do elevador. O interior da cabine do elevador é uma extensão perfeita do conceito do foyer, com um teto com motivos de folhas, painéis de madeira nas paredes e espelhos que criam uma ilusão do espaço estendido. Foram utilizados materiais acessíveis e sustentáveis, como pinho Hoop manchado para o forro e carvalho da Tasmânia para os painéis da parede, além do concreto leve reforçado com fibra de vidro. A ênfase é dada no detalhe e na qualidade da mão de obra, com uma utilização concentrada e limitada de pedra natural.
Foi essencial criar uma estratégia de iluminação em colaboração com a Electrolight, para iluminarmos as abóbadas sem nenhum dispositivo de iluminação visível para apoiar a ilusão do espaço infinito. A iluminação indireta no nível do piso realça a aparência dos painéis de parede de madeira como se estivessem flutuando acima do piso.