-
Arquitetos: Pedro Lomboy Castillo
- Área: 1549 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Raúl Goycoolea
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Dap Ducasse, Etersol, Sherwin-Williams, Tarkett
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na área de Porvenir Bajo, sobre os penhascos na encosta oeste do Cerro Playa Ancha, na cidade portuária de Valparaíso, Chile. Ele compartilha a quadra com o Clube Esportivo da região, completando um polígono de equipamentos inserido na região de Eleuterio Ramírez, em um ambiente de alta vulnerabilidade social.
O projeto surge da necessidade de substituir uma instalação existente desde 1978, afetada por um avançado deterioro estrutural, bem como uma obsolescência normativa e funcional.
A proposta formal apresenta um corpo retangular formado por 4 volumes em dois níveis, com um vazio central que dá lugar ao pátio geral. A área de ensino compreende os volumes norte e leste, dando lugar às principais salas de aula, salas de extensão e salão multiuso, privilegiando a iluminação natural e a vista para o mar do segundo nível. No volume oeste está localizado o acesso principal, áreas de recepção, distribuição, escritórios administrativos e, no volume sul é projetada a área de serviços que inclui cozinhas e complementos como entradas de serviço, depósitos, chuveiros e instalações sanitárias.
O programa arquitetônico apresenta uma melhoria no padrão de metros quadrados por aluno, incorporando espaços complementares como salas de extensão para arte, música e atividades de estimulação, entre outras. Também incorpora um salão multiuso que abriga diversos usos, como refeitório, academia e sala de jogos, bem como atividades extensivas à comunidade, incluindo eventos, apresentações e reuniões.
Para os espaços internos foram escolhidas cores suaves, proporcionando ambientes iluminados e neutros para os diferentes usos próprios da atividade. Também são incorporados móveis fixos e elementos lúdicos inseridos na arquitetura, como parede de escalada e parede de jogos, com o objetivo de incentivar a estimulação motora dos lactentes através da arte e do jogo.
A estratégia de eficiência energética propõe um design passivo para aproveitar ao máximo a luz natural nas salas de aula, circulações fechadas para minimizar as perdas térmicas e requisitos de manutenção da fachada através da materialidade e cor. Também incorpora energia solar para geração de água quente e energia elétrica.