-
Arquitetos: Fantuzzi + Rodillo Arquitectos
- Área: 153 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Sofía Oyarzún
-
Fabricantes: Sack
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto propõe o restauro e manutenção de todos os elementos arquitetônicos e componentes estruturais com alto valor patrimonial que atualmente se encontram em mau estado. As fachadas norte e sul serão restauradas, assim como o piso, teto e eixos de parede principais, de maneira a conservar seu caráter ambiental.
Propõe-se reestruturar o imóvel devido aos evidentes danos causados pelos efeitos da umidade, cupins e desgaste próprio da manutenção incorreta dos materiais. Esta reestruturação considera principalmente as fundações e as estruturas de piso que atualmente estão deterioradas e produzem uma inclinação no nível de piso original da casa. O projeto prevê novas fundações de concreto armado para substituir as de tijolo umedecidas e prejudicadas, e incorporar com isso um novo nível subterrâneo, que permite ampliar o programa, reestruturar a cobertura atualmente deteriorada por infiltrações, para, assim, viabilizar o uso do sótão.
Com o propósito de não afetar a singularidade do imóvel nem sua imagem no espaço público, o projeto amplia o programa arquitetônico em um nível subterrâneo imperceptível do lado de fora e que reestruturará as fundações da casa. Por outro lado, será realizado um segundo nível tipo sótão, o qual não compete com a fachada original do primeiro nível, uma vez que se não é visível da rua. No limite Norte, será mantida a fachada existente do primeiro nível, composta por chapas metálicas micro-onduladas. Serão realizados trabalhos de manutenção de pinturas e ornamentos, mantendo a cor existente.
Para habilitar o sótão, serão utilizadas vigas de piso e teto de madeira restauradas de pinho Oregón e painéis para o revestimento interno. Para o lado de fora será utilizado zinco ondulado da mesma cor original. No primeiro nível da fachada Sul, será recuperado o muro de fechamento existente que se encontra em mau estado. A cor original foi preservada pelo projeto, em uma referência à cor do concreto aparente que era o revestimento original.
Propõe-se recuperar a estrutura original do imóvel. Nas situações em mau estado, será incorporada madeira de demolição, seguindo as diretrizes originais para reestruturar o que for necessário. Para as estruturas de piso, serão utilizadas vigas de pinho Oregón de demolição, com seções que variam entre 2 - 2 1/2" x 10-12". Para a estrutura de paredes, será utilizada madeira de demolição com seção de 4x4". No subsolo, serão utilizadas fundações e paredes perimetrais de concreto armado. Todas as portas, janelas, batentes e molduras originais serão restaurados e pintados com a cor original. Para as novas portas e batentes, será utilizada madeira de demolição, assimilando os traços existentes no imóvel original. Para o segundo nível, serão feitos pisos de madeira com tábuas de 1x4" de pinho Oregón restaurado.