-
Arquitetos: Löser Lott Architekten
- Área: 180 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Löser Lott Architekten
Descrição enviada pela equipe de projeto. Séculos atrás, o vinho era cultivado no distrito de Trachenberge, em Dresden. O nome Weinbergstraße, onde está localizada a "casa da torre", ainda é uma relíquia deste tempo passado, quando as vinhas ainda cresciam aqui. O local ainda é caracterizado por sua topografia marcante na encosta e pela vista da cidade de Dresden.
O resultado é uma casa que se apresenta subindo para a rua como um cubo de construção à escala das tipologias envolventes, enquanto que para baixo se desenvolve como uma casa vertical com aparência de torre.
A forma topográfica da encosta é processada em diferentes níveis dentro e ao redor da casa. Uma estrutura complexa de treze níveis de vida, cada um dos quais envolve um núcleo de concreto compensado por quatro degraus, cria um continuum espacial interior que se interliga com o exterior em diferentes alturas. O programa da casa se manifesta como uma espécie de enfileiramento vertical.
Terraço ao nível do jardim na parte inferior da torre - sala de estar com lareira - biblioteca e galeria de estudo - loggia como área exterior protegida - sala de jantar - cozinha - foyer ao nível da rua - quarto - casa de banho - pátio - terraço.
A área de entrada do edifício fica no meio da torre. A partir daqui, as áreas de estar compartilhadas descem a encosta, enquanto a área superior contém as áreas de retiro privadas da família, e o edifício é coroado pelos terraços compartilhados.
Grandes formatos de janelas quadradas perfuram o corpo abstrato da torre e emolduram vistas semelhantes a pinturas da cidade velha de Dresden. Estruturalmente, o edifício é dividido em um núcleo interno de concreto armado com tetos de concreto in-situ anexados e escadas de concreto pré-fabricadas, que são envoltas em uma casca externa feita de concreto com aparência de cofragem de tábuas.