-
Arquitetos: Estúdio Lava
- Área: 32 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Julia Reis
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apartamento Itinerante foi concebido como um projeto flexível para um flat de apenas 32m2 no bairro de Perdizes. Utilizando apenas elementos em Marcenaria e Serralheria, o projeto procurou adaptar-se às necessidades da cliente e suas variadas atividades do cotidiano. Os armários e gabinetes foram pensados a partir da premissa de que o local seria usado de forma provisória. O desenho dos elementos responde a essa realidade, com a criação de 8 módulos acopláveis que podem ser facilmente removidos e transportados a outro local sempre que for necessário de forma itinerante, dando nome ao projeto.
O flat contava com um ambiente único, geralmente usado como sala e dormitório, além do banheiro e da varanda com vista para o pôr do sol. Os módulos se encaixam estrategicamente ao núcleo existente do banheiro em formato de "U". Cada módulo é constituído por uma estrutura metálica perimetral e nichos em marcenaria integrados a ela. Os módulos de esquina, curvos, colaboram com a circulação mais estreita do apartamento.
Logo na entrada do apartamento encontra-se a copa, embutida no primeiro módulo que conta com cuba, torneira, forno elétrico e cooktop, além de ganchos para utensílios de cozinha. O módulo curvo de esquina estabelece a transição para a sala, onde se encontra o terceiro módulo que abriga uma pequena geladeira e freezer. O quarto elemento oculta a porta do banheiro, através de uma cortina que cria maior privacidade entre os cômodos. Os módulos restantes são usados como prateleiras e armários, dando suporte ao dormitório.
Associado à estrutura principal, uma estante-mesa articulada, divide os ambientes antes unificados em quarto e sala. A partir de um único pilar central que possibilita o giro da mesa, a mesma pode ser usada como mesa de trabalho ou para refeições. Da mesma forma, através de um painel giratório que se orienta ora para o quarto ora para a sala, a televisão pode ser usada em ambos cômodos, conforme a demanda. Acoplado à estante, desenhou-se um banco-gabinete que serve tanto para o uso pelas visitas, quanto para o armazenamento de objetos sem desperdício de espaço.
O Apartamento Itinerante localizado hoje no bairro de Perdizes é um projeto capaz de circular por outros locais de São Paulo, o que faz dela uma obra econômica em termos de recursos e materiais construtivos. A ideia de que todos os elementos pudessem ser facilmente desmontáveis e transportados resultou em um projeto modelo que poderá ser reproduzido também em outros locais e que se adapta de forma consciente às necessidades de uma cidade em constante transformação e acelerado crescimento como São Paulo.