-
Arquitetos: JAJA Architects
- Área: 1600 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Sindre Ellingsen, Coast Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Igreja Sola foi projetada para ser o novo espaço de encontro na cidade de Sola. Localizada no final da avenida principal, o espaço é o primeiro do gênero no centro da cidade, com uma presença significativa no espaço urbano. Projetada tanto para congregações espirituais quanto como um espaço de encontro social, a igreja redefine a identidade da pequena cidade. A igreja contemporânea e o centro da cidade existem em simbiose. A nave é colocada como uma extensão direta da rua principal, criando uma praça tanto para a igreja quanto para a cidade. Isso proporciona à cidade um término ativo da rua principal e à igreja um espaço urbano que se abre para o seu entorno.
Gesto Principal. A nave da igreja é inserida como uma extensão direta do eixo da rua principal. Em frente à prefeitura, os dois edifícios configuram uma nova praça com um parque contínuo como pano de fundo. A igreja, juntamente com o novo espaço urbano e recreativo, redefine a identidade de Sola.
A Nave. A nave é projetada como um espaço simétrico que proporciona uma experiência calma e equilibrada. A parede norte da nave principal é projetada com um filtro gradual da luz, proporcionando profundidade e uma direção clara na nave. A luz difusa do norte ao longo da altura da sala proporciona uma atmosfera sagrada e poética. Atrás do altar, uma enorme obra de arte da artista local Marie Buskov é instalada, dando à igreja sua identidade e uma atmosfera espiritual.
Iluminação Natural. Janelas com vitrais e venezianas cobrem o telhado de duas águas, permitindo que a luz ambiente filtre e preencha o espaço sagrado. Durante o dia, a luz cria uma paleta de cores lúdica na circulação e nas paredes da nave. Esta decoração integrada também é feita em colaboração com a artista Marie Buskov.
Fachada. A igreja consiste em uma base horizontal feita de concreto, que sustenta dois corpos de construção revestidos de madeira. O volume maior - a nave - configura uma fachada clara e um motivo frontal em direção ao centro de Sola. O corredor sul da nave foi projetado como um motivo de empena ligeiramente transparente, que fornece profundidade e cria um jogo de luz durante o dia. À noite, iluminada por dentro, a igreja se assemelha a um farol, criando um marco na extensão de 'Solakrossen' e 'Rådhusvejen'.