-
Arquitetos: AHL architects
- Área: 300 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Hoang Le
-
Fabricantes: Bluescope Lysaghts, Croled, Genta, Kayxau, Kitchen Town, Minh Duy Electrics, Vietceramics
Descrição enviada pela equipe de projeto. A área de transição frontal nas residências já não é estranha a casas feitas no passado. Quando os condicionadores de ar e os ventiladores não estavam disponíveis, as pessoas ao longo de muitas gerações aprenderam a adaptar-se ao clima tropical quente e úmido do Vietnã ao construir suas casas: direção do vento; uso de varandas profundas; tramados; paredes espessas; uma árvore grande para criar sombra; superfícies de água... Todos esses são fatores que criam um espaço de amortecimento e transição, agregando muito valor ao espaço habitacional interno.
A varanda é uma ótima forma de amortecimento climático para qualquer casa. Nem dentro nem fora, ela pode ser considerada um dos espaços mais "humanos" e mais arquitetônicos das casas populares, especialmente no norte do Vietnã. É uma espécie de ambiguidade espacial; é a interseção entre úmido/quente e seco/sombra; é um espaço multiuso para atividades familiares e conexão com os vizinhos.
Seguindo essa ideia, a casa DHY - construída pela filha (uma famosa estilista) para sua mãe em sua cidade natal no norte do Vietnã (província de Thai Nguyen) - é uma estrutura residencial formada pela combinação e disposição de espaços utilizáveis e varandas/zonas de amortecimento/ou espaços ambíguos com proporções diferentes.
A parede de concreto com as dimensões de 12x12x7m é um elemento de modelagem visual, bem como uma divisão funcional entre a área pública (cafeteria) do lado de fora e a área privada (casa) do lado de dentro. Toda a função do espaço habitacional está encapsulada em um volume de 1008m3 atrás dessa parede de concreto, protegida e abrigada por um sistema de telhado inclinado com uma cumeeira rebaixada (2m) e com diferentes elevações, dependendo da direção do sol e da direção do vento.
A casa DHY tem quase todos os seus lados abertos devido ao afastamento em relação aos limites perimetrais. Combinado com as áreas de estar principais profundamente cobertas pelo sistema inclinado e os pátios com árvores, todo o espaço habitacional da casa DHY pode ser aberto utilizando ventiladores de teto e a própria ventilação natural, sendo possível viver sem a utilização de ar condicionado mesmo no dia mais quente.