-
Arquitetos: Yuko Nagayama & Associates, shohei yoshida + associates
- Área: 62 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Satoshi Takae
-
Fabricantes: Stelapop, TSP
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto em questão trata-se de uma casa localizada em uma área residencial densa em Tóquio. Como a sensação de acampar na cidade, a casa é projetada para o proprietário desfrutar da vida cotidiana, convidando amigos e relaxando em seu próprio espaço. A adaptabilidade da casa e suas funções refletem o estilo de vida nômade do proprietário.
O terreno é cercado por prédios em todos os lados, exceto pela estreita fachada voltada para a rua. Como essa condição impede a presença de grandes aberturas nas paredes exteriores, a luz é trazida desde cima. A cobertura de membrana permite a entrada de uma luz suave e difusa no segundo nível, e o átrio conduz essa luz até o térreo.
Enquanto o segundo nível abriga um espaço público bem iluminado, o térreo contém espaços privados, como o quarto e o banheiro, com luz natural reduzida. Fomentando a sensação de estar dentro de uma caverna pouco iluminada, o espaço oferece uma atmosfera tranquila para relaxar e dormir. Para maximizar a área construída dentro dos limites do terreno, um jardim interno com uma árvore é posicionado no átrio iluminado por claraboias, em vez de um jardim externo. Ao trazer o jardim para dentro, o proprietário pode viver em contato direto com a natureza, em vez de apenas observá-la pela janela.
A cobertura geral é construída com um material flexível para criar uma superfície tridimensional contorcida. Este telhado é uma estrutura de membrana dupla com isolamento térmico sanduíche entre elas. A membrana inferior é fixada nas extremidades das vigas estruturais em forma de "T" em uma curva catenária, criando um teto revestido em tubos de luz semicirculares. O espaço de ar dentro do telhado atua como camada de isolamento térmico e proporciona ventilação natural, movimentando o ar de baixo para cima para manter um ambiente interno confortável.
Embora o céu não seja diretamente visível a partir da membrana, é possível sentir as flutuações do ambiente através das mudanças de luz. À medida que o sol se movimenta, o espaço gradualmente se torna mais brilhante, e à noite, o espaço lentamente fica mais avermelhado pela luz quente. O brilho também varia entre dias ensolarados e nublados. A cobertura atua como uma pele que transmite as mudanças do exterior para o interior e transforma os sentimentos dos moradores.