-
Arquitetos: Cage Atelier
- Área: 540 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: BRUMA, Barmat, CONFRASILVAS, Cortizo, HORTO CAMPO GRANDE, KUC, MADEICENTRO-Golden Parquet, MARMORETOMÁS, Miele, NATIONAL BLINDS, PLANTA LIVRE, SDD, Sanindusa
Descrição enviada pela equipe de projeto. CONCRETE 11 nasceu para realizar um desejo de viver junto do centro de Lisboa, sem comprometer a partilha com o ambiente concedido por uma casa de campo. A concepção do projecto tornou possível que a casa interaja com o meio envolvente, sendo o inverso também uma realidade.
A integração urbana e paisagística é assegurada, uma vez que a materialidade das fachadas deixa o volume sóbrio e camuflado no terreno. Tratando-se de um terreno com acentuada inclinação, foi possível deixar que o volume funcione em duas camadas sobrepostas, uma que serve de embasamento e que se encastra no terreno e outra que levita sobre a primeira, representada por um elemento branco, e onde se desenvolve a parte social da casa.
A materialidade foi o ponto chave para que este volume não seja apenas uma casa, mas que funcione como uma escultura. Foi dada prioridade aos materiais de origem nacional, desde a seleção tanto da madeira como das pedras naturais, mas igualmente de alguns equipamentos.
Os interiores foram pensados e desenhados com a finalidade de obter um ambiente acolhedor e relaxante, atribuindo à casa um carácter único, moderno e sem “ruído”.
O resultado final foi muito positivo. Os clientes sentem a casa como sua, em toda a dimensão que a personalização oferece, e a componente urbanística desenvolveu-se sem deixar ao acaso a respeitabilidade que de que o ambiente carece.