-
Arquitetos: LI WENXI Architects
- Área: 450 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Weiqi Jin
-
Fabricantes: 元茂建材-十堰当地加工厂
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quatro anos atrás, um senhor que havia aberto uma fábrica em Dongguan contatou nosso escritório por e-mail e disse que possuía um terreno em sua cidade natal, Xunxi, China. Ele queria construir uma casa e me pediu para ajudá-lo a projetá-la. Após uma conversa detalhada, descobri que o acesso ao local era complicado e, portanto, o transporte de materiais de construção se tornava muito difícil. Além disso, a população do entorno era escassa, então o custo da mão de obra era relativamente alto. Naquela época eu trabalhava em Tóquio e era impossível ficar no condado de Xunxi por muito tempo. Essa série de dificuldades me fez querer abandonar o projeto, mas depois de conhecer o local, decidi prosseguir por um único motivo: o penhasco.
Geometria das Montanhas: Yunxi é um pequeno condado localizado em Shiyan, Província de Hubei, China, que fica ao lado das montanhas Qinling e do rio Han. A mobilidade no local é inconveniente e o terreno está profundamente oculto nas montanhas. Ele foi desenhado pelo proprietário cavando a encosta de dezenas de metros de altura no norte. O penhasco é duro e sua textura áspera, entretanto, o vale é tranquilo com sua névoa matinal. As falésias bloqueiam o vento frio do norte e envolvem o terreno. Os contornos, a retidão das falésias e a curvatura das vias montanhosas sugerem alguns elementos geométricos.
A parede da edificação é rotacionada diagonalmente para cercar o lado oeste da montanha, que forma uma entrada estreita. O segundo nível da casa ecoa a tendência da montanha com uma parede em arco. As vigas são enormes, projetando-se dos lados norte e sul como se crescessem desde um penhasco. O lado norte da casa aproxima-se da falésia, formando um estreito jardim linear. O lado sul da casa está voltado para as montanhas verdes e se abre para abraçar a natureza. O espaço cônico na cobertura responde à forma das montanhas, com apenas duas janelas circulares no interior que permitem ver o cenário externo. A luz vem de cima, tornando-se um espaço introspectivo para se enfrentar sozinho.
O volume adota quatro tipos de elementos: Quadrado, Círculo, Triângulo e Linha de Virada para responder à vida local: "quadrado" refere-se à sala e quarto, ou seja, a rotina de vida regular; 'círculo' refere-se à entrada e à claraboia, ou seja, a sensual face lateral da casa; o 'triângulo' remete a forma de uma montanha e também um espaço de meditação em direção ao coração; a 'linha de virada', por fim, é a parede que encapsula e acomoda o ambiente circundante. Sempre acreditei que, diante da natureza, toda indagação de uma pessoa receberá uma resposta, e quanto mais óbvia a ação, mais direta se torna a resposta da natureza. A referência mútua entre geometria e natureza tornou-se a fonte da beleza espacial arquitetônica.
Rústico e Delicado: Hoje em dia, muitas pessoas gostam de concreto, mas o que elas gostam não é a textura áspera original do concreto, e sim a superfície lisa tratada. Como um importante componente do concreto, os agregados foram inicialmente extraídos das montanhas. Quando vi as paredes do penhasco, percebi que seda e maciez não eram suas propriedades originais. O concreto deve manter sua textura áspera e resistente como as pedras duras.
No entanto, a rugosidade também pode ser delicada: o que está entre as paredes é a árvore de caqui em frente à casa, e entre as vigas, pilares e a laje do piso, a luz divina se derrama livremente trazendo uma atmosfera densa à casa. Depois de quatro primaveras, a edificação foi finalmente concluída sendo a terceira residência independente construída por nosso estúdio.